ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E DIREITOS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO IFRS - CAMPUS RESTINGA
Palavras-chave:
Estudos sobre Deficiência, Diversidade, EducaçãoResumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência sobre o projeto de extensão “Acessibilidade, inclusão e direitos: Reflexões a partir dos estudos sobre deficiência” do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga. O projeto foi uma parceria com o Comitê Deficiência e Acessibilidade (CODEA) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O objetivo geral foi propiciar para a comunidade escolar e comunidade externa conhecimentos e reflexões acerca do campo de estudos sobre deficiência através de oficinas virtuais temáticas. Ao todo, foram realizadas seis oficinas virtuais acerca dos estudos sobre deficiência e suas interlocuções com as relações de gênero e sexualidade, raça e etnicidade, autismo e educação e movimento social das pessoas com deficiência. Como resultado, destacamos o grande alcance das oficinas, propiciando uma formação para fora dos muros da escola e da academia. Para concluir, destacamos a importância de projetos acerca dessa temática na constituição de uma sociedade mais plural, menos excludente e mais diversa.
Downloads
Referências
DINIZ, Débora. O que é deficiência. Brasiliense, 2017.
MELLO, Anahi Guedes de; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, v. 20, p. 635-655, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.