I BALCÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA
JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA
Palavras-chave:
Participação Social, Educação Jurídica , Ofício, DocumentaçãoResumo
O I Balcão de Orientação Jurídica objetivou promover a justiça social e noções de cidadania em Santo Antônio de Jesus, Bahia com o interesse principal em sanar dúvidas, definir a especificidade da questão e orientar a sociedade mais ampla quanto a documentação inicial para resolução de problemas apresentados pelo público. O projeto foi implementado no segundo semestre de 2019 e reformulado para execução no ano de 2020 em decorrência da pandemia do Covid_19. As aproximações e distanciamentos entre o universo do Direito e da História são fundamentais para criar um ambiente de reflexões e propor contribuições que reverberam no corpus teórico-metodológicos de pesquisas que envolvem a teoria do direito e o fazer historiográfico. Constituído como projeto de extensão, contou com bolsista de extensão e parceria com núcleo de advogados que disponibilizou atendimento gratuito à comunidade externa e interna do Campus V da UNEB. Por fim, o projeto abordou a condição de cada indivíduo como produto do presente histórico, incluindo as intersecções do mundo contemporâneo, como classe, raça, gênero e geração.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura história da cultura. Obras escolhida, volume I, tradução: Sergio Paulo Rouanet, 2° edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. 257p.
BLOCH, Marc. Apologia da História. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant G. Acesso à justiça. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 1988. 168 p.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n.1, p. 217-228, 2012.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Apresentado no XXVI Encontro Nacional FORPROEX, Rio de Janeiro, 2009, 74 p.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004. 197p.
LIPPMANN, Ernesto. Os Direitos fundamentais da Constituição de 1988. São Paulo: Editora LTR, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução à sociologia da administração da justiça. Revista Critica de Ciências Sociais. nº 21, São Paulo. 1986, p. 11-44.
SILVA, Jeanne. Sob o Jugo/Jogo da Lei: Confronto histórico entre Direito e Justiça. Uberlândia: EDUFU, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.