OFICINA DE PROFISSÃO E CARREIRA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Auteurs

  • Camila dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ádila Maia do Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daiane de Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Laiza Oliveira de Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Luana Bomfim Pinto Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mots-clés :

Escola e Adolescentes, Profissão e Carreira, Curricularização da extensão

Résumé

Trata-se de um relato da experiência que se vivenciou na Oficina Participativa “Carreiras e Profissões”, método qualitativa de pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com estudantes de uma escola pública do Ensino Fundamental II do município de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. O projeto de extensão objetivou introduzir aos adolescentes as formas de ingresso no ensino superior e destacar a importância das universidades para o desenvolvimento profissional dos indivíduos. Neste relato foram exploradas as aspirações profissionais dos discentes, os mecanismos governamentais de incentivo à educação superior e as influências das instituições sociais nas escolhas profissionais, os estudantes demonstraram entusiasmo e surpresa com as informações ficando evidente a importância da extensão nos currículos de graduação por proporcionar o conhecimento sobre o acesso às Universidades para a comunidade externa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVIM, Joselene Lopes. O papel da escola na orientação profissional: uma análise contemporânea da dimensão teórica e prática na cidade de Presidente Prudente-SP. 2011. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/96502>. Acesso em: 27 de abril de 2023.

BECKER, Ana Paula Sesti; BOBATO, Sueli Terezinha; SCHULZ, Mariajosé Louise Caro. Meu lugar no mundo: Relato de experiência com jovens em orientação profissional. Revista brasileira de orientação profissional, São Paulo , v. 13, n. 2, p. 253-264, dez. 2012 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902012000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 06 maio 2023.

BRASIL. FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Florianópolis/SC: UFSC, 2015. Disponível em: <https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 26 de abril de 2023.

JUNQUEIRA, Maria Luiza. Maturidade para a escolha da carreira em adolescentes de um serviço de orientação profissional. Tese (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, p. 215, 2010. Disponível em: <https://www.ffclrp.usp.br/imagens_defesas/01_02_2011__08_45_33__61.pdf>. Acesso em: 26 de abril de 2023.

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do; MACHADO, Izabella Novais de Souza. Orientação profissional no Ensino Público: Relato de uma experiência. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.18, p. 283-290, 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1806>. Acesso em: 06 maio 2023.

OLIVEIRA, Célia Torres de; MELO, Maria Célia de; ALMEIDA, Maria Osmilda de. Orientação vocacional no ensino médio: influências na escolha profissional, 2016. TCC da graduação do curso de Pedagogia, da Faculdade São Luis de França Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc13-3.pdf>. Acesso em: 27 de abril de 2023.

SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 1, p. 57–66, jan. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000100008>. Acesso em: 06 maio 2023.

CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo.; SERAFIM, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, [S. l.], v. 45, n. 1, 2020. Disponível m:https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90670. Acesso em: 7 maio. 2023.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-28

Comment citer

dos Santos Rodrigues, C., Maia do Santos, Ádila, de Souza Santos , D., Oliveira de Freitas, L., & Bomfim Pinto Nascimento , L. (2023). OFICINA DE PROFISSÃO E CARREIRA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO . Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 163–175. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3388

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.