Ensino de literatura no Projeto de Extensão Universitária Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ

Auteurs

  • Denilson de Souza Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Denise Cunha Dantas Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

EJAI, Ensino de Literatura , Letramento literário, Escrita criativa

Résumé

Sem a literatura a vida não basta. É próprio do homem ficcionalizar, criar novos mundos a partir da imaginação, efabular outras realidades e histórias possíveis, deparar-se com a poesia presente na vida e adentrar em uma atmosfera em que o banal cede espaço para o extraordinário. Disso dão farto testemunho os gêneros literários desde a prosa e a poesia elaborados por povos diversos ao longo da história. Segundo Antonio Candido, a literatura, a arte feita com a palavra, consiste não apenas em uma das expressões singulares da cultura humana, mas também se trata de um direito fundamental. Assegurar o seu usufruto é reafirmar a dignidade dos homens. Assim, este relato registra a experiência de letramento literário junto ao público EJAI do Projeto de Extensão Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ no segundo semestre de 2022. Mobilizando concepções pedagógicas de Paulo Freire, os encontros literários foram conduzidos a partir do tema da Diversidade Cultural Brasileira. Privilegiou-se a leitura de contos e crônicas literárias de autores nacionais. Um dos resultados inspirados nessa experiência foi a plaquete de minicontos com textos dos educandos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Denilson de Souza Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciando em Português e Literatura da Faculdade de Letras/UFRJ, educador extensionista do Projeto de Extensão Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ.

Denise Cunha Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social - NIDES/UFRJ, técnica administrativa da COPPE/UFRJ, coordenadora do Projeto de Extensão Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ.

Références

AMABILE, Luís Roberto. Do que estamos falando quando falamos de escrita criativa. Criação & Crítica, n. 28, p. 132-149, 2020. Disponível em: <http://revistas.usp.br/criacaoecritica>. Acesso em: 03 mai 2023.

BACELAR, Fátima. Falando sobre letramento. Rio de Janeiro: Editora COPPE/UFRJ: 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura In: ________. Vários escritos. 11ª reimpressão. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2011. p.171-193.

FREIRE, Paulo. “A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade” In: ________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 44-57.

________. A importância do ato de ler In: A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989. p. 9-15.

MUYLAERT, Camila Junqueira; SARUBBI JR., Vicente; GALLO, Paulo Rogério; ROLIM NETO, Modesto Leite; REIS, Alberto Olavo Advincula. Entrevistas Narrativas: Um Importante Recurso em Pesquisa Qualitativa. Revista Escola de Enfermagem USP, v.48, p. 193-199, 2014.

SOUZA, Renata Junqueira de.; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Conteúdo e Didática de Alfabetização. p. 101-107, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Publicado em: 15 ago 2011. Acesso em: 02 mai 2023.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-28

Comment citer

de Souza Neves, D., & Cunha Dantas, D. (2023). Ensino de literatura no Projeto de Extensão Universitária Letramento de Jovens Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 156–162. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3381