METODOLOGIA EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E ROBÓTICA NO RECÔNCAVO DA BAHIA

Autores/as

  • Renatta Andrade UFRB
  • Lais Cardoso de Medeiros
  • André Luiz Carvalho Ottoni

Palabras clave:

Programação, Inteligencia Artificial, Aprendizado por Reforço, Robótica, Educação

Resumen

A Inteligência Artificial (IA) e a robótica são ramos do conhecimento que fomentam o interesse dos estudantes por causa de suas inúmeras aplicações na sociedade, como no futebol de robôs, na agricultura, na medicina e indústria. Dessa forma, esse projeto tem como principal objetivo incentivar o interesse por ciências exatas e engenharias, através da propagação do conhecimento em programação, inteligência artificial e robótica. Logo, foi utilizada uma metodologia dividida em etapas: desenvolvimento material didático, divulgação e seleção dos alunos, aulas presenciais, realização do Desafio de Programação para os estudantes (desafio relacionado as áreas do conhecimento: programação em R, inteligência artificial e aprendizado de máquina). Ademais, junto com o Desafio de Programação também foi realizada a II Semana da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (II UFRBots Week). Um ponto importante do projeto foi o incentivo a participação de mulheres, de forma que metade das vagas foram destinadas ao público feminino. O intuito desse ponto é incentivar a inserção de mulheres em atividades nas áreas das ciências exatas e tecnológicas. Sendo assim, esse projeto disseminou por meio de conhecimento para comunidade, a importância de temáticas tecnológicas retratadas para a sociedade.

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Citas

DA SILVA, Ivan Nunes; SPATTI, Danilo Hernane; FLAUZINO, Rogério Andrade. Redes Neurais Artificiais para engenharia e ciências aplicadas curso prático. São Paulo: Artliber, 2010.

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DOS SANTOS, Kevin Luís et al. ITUBERÁBots: uma visão extensionista para o futebol de robôs no baixo Sul da Bahia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2022.

DE MEDEIROS, Laís Cardoso et al. Metodologia extensionista para o ensino virtual de Inteligência Artificial e robótica em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2022.

DE JESUS, Higor Santos et al. Desenvolvimento de uma Interface Gráfica Didática para o Ensino de Aprendizado por Reforço com Futebol de Robôs. In: Congresso Brasileiro de Automática-CBA. 2020.

DE JESUS, Walber C. et al. Uma Revisão sobre Tecnologias Aplicadas ao Futebol de Robôs. In: Congresso Brasileiro de Automática-CBA. 2020.

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Andrade, R., Cardoso de Medeiros, L. ., & Carvalho Ottoni , A. L. (2024). METODOLOGIA EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E ROBÓTICA NO RECÔNCAVO DA BAHIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 247–256. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3391