Tabuleiro do amor:

Adolescentes aprender brincando sobre gênero e sexualidade

Autores/as

  • Ana Lucia Barreto da Fonseca Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Alana Santos Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Luana Oliveira Soares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Adrielle dos Santos Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Tainá de Andrade Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

Sexualidade, gênero, comportamento sexual, educação, adolescentes

Resumen

A ação educativa “Tabuleiro do Amor: brincando/aprendendo a previr DSTS e gravidez adolescente” tem por objetivo promover a aquisição de conhecimentos sobre gênero e sexualidade. A ação aconteceu em uma escola municipal do Recôncavo Bahiano,  com 32 estudantes, idade entre 13 e 19 anos. Os facilitadores eram graduandos dos cursos de Psicologia, Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Foi utilizado o jogo “Tabuleiro do Amor”, criado no NCDC/UFRB, protótipos sexuais e painéis informativos disponibilizados pela universidade. A ação aconteceu em duas salas da escola e os grupos de estudantes ( GA e GB). Na Sala A - “Tabuleiro do Amor e na Sala B - Falando de Sexo. As atividades aconteceram simultaneamente e depois de 90 minutos os grupos trocaram de sala. Em ambas as salas os temas versaram sobre gênero e sexualidade. O/as estudantes foram bastante participativos e motivadores durante o jogo, enquanto na sala B ficaram mais calados, pouco/as interagiram e questionaram a/os facilitadora/es. Um fator observado pelos integrantes da ação foi a ativa participação das garotas nas duas salas. Esses dados corroboram as atividades lúdicas como aquelas que levam aos envolvidos motivação e concentração, especialmente dirigidos a temas complexos como o comportamento sexual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Barreto da Fonseca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Professora Associada I do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Comportamento, Desenvolvimento de Cultura (NCDC_UFRB)

Alana Santos Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Luana Oliveira Soares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Adrielle dos Santos Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Tainá de Andrade Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Citas

ALMEIDA, Mª. da C. C. de. Anticoncepção na adolescência: um estudo sobre conhecimentos e uso de contraceptivos por escolares da rede pública estadual da Bahia. Dissertação de mestrado. Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2001.

ÁRIES; P.; CHARTIER, R. História da vida privada: Da Renascença ao Século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, vol. 3, 2009.

Carvalho; Silva, S. A. M. de, (2012). http://www.drsergio.com.br/dst/dst1.html acessado em 05.09.2012.

CAVASIN S.; ARRUDA, S. Gravidez na Adolescência: Desejo ou Subversão? Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana (ECO’s). Boletim n. 2, 2009.

DATASUS (2016) http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203

FONSECA, A. L. B. da. Comportamento verbal dirigido a maternidade para jovens do nordeste brasileiro. In: Comportamento, Desenvolvimento e Cultura. Ana Lucia Barreto da Fonseca (Org.). Curitiba/PR: CRV, 2014, p. 141-162.

FONSECA, A. L. B. da. Gravidez, maternidade e análise comportamental da cultura: crenças e atitudes em práticas culturais de agentes comunitárias de saúde e adolescentes grávidas do sertão do Brasil. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFES, 2011.

FONSECA, A. L. B. da; BORLOTI, E. B. Comportamento verbal de agentes comunitários de saúde sobre a maternidade adolescente. In: Psicologia e suas interfaces: estudos interdisciplinares. Alvany M. S. Santiago e Ana Lucia Barreto da Fonseca (Orgs.). Salvador/Ba: Edufba, 2016, p. 115 – 134.

OLIVEIRA, A.S.; FONSECA, A.L.B. da; CARNEIRO, J. dos S.; SOARES, L. O.; LIMA, T. de A. Educação Sexual: As motivações a partir do gênero dos jovens. In: Juventude Br. CEMJ. 17 Edição – Ano 14 – Jan/jun 2019, p. 54-59.

OLIVEIRA, M. O que significa a sigla LGBTQIA+? https://www.printi.com.br/blog/a-representatividade-por-tras-do-dia-internacional-do-orgulho-lgbtqia?gclid=CjwKCAjw87SHBhBiEiwAukSeUZI95GeZuys-w8rtH5nNMoH9KUAG7y6YaF12PsQ5KHngz_h38U23UBoCDHAQAvD_BwE Acessado em 25/06/2021.

OLIVEIRA, W. L. G. de; CORDEIRO, R. C.; FONSECA, A.L.B. da. Desigualdade racial e de gênero na pandemia do COVID-19. In: Saúde da população negra e indígena. Washington Luan G. de Oliveiraa, Rosa Candido Cordeiro e Fernando Vicentini (Orgs.). Cruz da Almas/BA: EDUFRB, 2020, p. 13 – 28.

VIDAL, F. F. Príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas: os “novos contos de fadas” ensinando sobre infâncias e relações de gê¬nero e sexualidade na contempo¬raneidade. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós¬ Graduação em Educação – Porto Alegre, 2008. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14655/000659094.pdf?sequence=1 Acessado em 22/05/2019

Archivos adicionales

Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Barreto da Fonseca, A. L., Oliveira, A. S., Soares, L. O., Costa, A. dos S., & Lima, T. de A. (2022). Tabuleiro do amor: : Adolescentes aprender brincando sobre gênero e sexualidade. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 77–86. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2510

Artículos más leídos del mismo autor/a