A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Keywords:
Pibex, Experiência, Saberes, Universidade, ComunidadeAbstract
O presente artigo versa sobre a experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), no Núcleo Carolina Maria de Jesus, do Programa de Extensão Tecelendo, assim como de estudantes/estagiários de Pedagogia na tessitura dos saberes entre a Extensão Universitária e a Educação Popular. Diante disso, busca-se compreender as contribuições da extensão universitária na perspectiva da Educação popular para a formação de estudantes do curso de Pedagogia. No que tange à fundamentação teórica, está pautada em autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática aqui discutida, a exemplo de Freire(1977; 1987) e Brandão(1981; 2009). A metodologia utilizada corresponde a uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), do tipo pesquisa de campo (MARCONI; LAKATOS, 2003), para isso, utilizou-se como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2001), realizada de maneira virtual pela plataforma Google Meet com dois estudantes/estagiários do curso de Pedagogia. A perspectiva de análise dos dados está referenciada nos estudos da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir desseprocesso investigativo, a experiência extensionista possibilitou a ampliação do olhar crítico-reflexivo dos graduandos sobre a sociedade e as dimensões que marcam o processo educativo para além dos muros das escolas e das universidades.
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References
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