USO DA OZONIOTERAPIA E MEDICINA AYURVEDA COMO PRÁTICAS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DE INFECÇÃO POR Sars-CoV-2

Autores/as

  • Silvio de Almeida-Junior Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde / Universidade de Franca
  • Victor Rodrigues Nicobue
  • Júlio César dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2625

Palabras clave:

COVID-19, Medicina Ayurvédica, Ozonioterapia, Pandemia, Terapias complementares

Resumen

O quadro pandêmico vivenciado no mundo pela infecção por Sars-CoV-2 ora denominado COVID-19 apresenta uma progressão rápida, com caracterização de infecção grave em região pulmonar alterando toda homeostase do organismo, afetando sistema circulatório, respiratório, coagulação entre outros. Dessa forma, a presente revisão integrativa avaliou artigos publicados em 2020 e 2021 em 5 bases de dados diferentes para aplicação da medicina Ayurveda e tratamento com ozonioterapia na intenção de estabilidade clínica e laboratorial de pacientes acometidos pela infecção por COVID-19. Foram identificados 2.065 artigos sobre o assunto, buscados na PubMed, Periódico CAPES, ResearchGate, Jstor e BVS e selecionados 11 para discussão nesta revisão integrativa. A administração de plantas da medicina Ayurveda demonstrou atividade positiva frente a internação por Covid-19, como Dasamoolkaduthrayadi Kashaya associado a Guluchyadi Kwatham, Sudarshan Churna, Talisadi Churna, Dhanwantara Gutika, Saddharanacurna, Suksmatriphala, Shunthi, Vidanga, Yashtimadhu, Haritaki entre outras. Já a ozonioterapia apresentou resultados positivos em recuperação de pacientes quanto ao quadro laboratorial, clínico e bem-estar, com tratamento de administração retal, solução fisiológica enriquecida com ozônio e auto-hemoterapia que demonstrou a maior efetividade dos tratamentos, além da segurança clínica apresentada. Frente a isso, é possível afirmar que o uso de práticas complementares como plantas da medicina Ayurveda e tratamento com ozonioterapia são benéficos na melhora clínica de pacientes internados com COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio de Almeida-Junior, Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde / Universidade de Franca

Realiza doutorado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca, desenvolvendo trabalhos dentro da área de Farmacologia de Produtos Naturais voltados a Pesquisa Clínica (RBR-76vd5wf/CRD42021225832) em pacientes em tratamento de neoplasias de cabeça e pescoço para melhoria de inflamação e qualidade de vida (Bolsista CAPES). Especialização em andamento em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos (FACULESTE). Possui mestrado em Ciência Animal pela Universidade de Franca dentro da área de farmacologia de produtos naturais e sintéticos, especialização em Acupuntura (UniBF) voltado a tratamentos integrativos e complementares em analgesia e inflamação, Biomedicina Estética (Faveni) com foco em desenvolvimentos de produtos dermocosméticos. Ainda, é especializa em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Dom Alberto) com foco em desenvolvimento de metodologias ativas para ensino-aprendizagem. É graduado em Biomedicina (UNIFRAN) com estágio curricular em patologia clínica e microbiologia. Dentro da área de produtos naturais, tem atuado em ensaios de toxicidade, atividade biológica com ênfase em atividade analgésica e anti-inflamatória, ensaios pré-clínicos e ensaios clínicos. Desenvolve trabalhos ligados a Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (conforme PNPIC/2006). Na área laboratorial, tem experiência clínica na área de patologia clínica, medicina laboratorial, gestão da qualidade e auditoria.

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

Almeida-Junior, S. de ., Nicobue, V. R. ., & dos Santos, J. C. . (2022). USO DA OZONIOTERAPIA E MEDICINA AYURVEDA COMO PRÁTICAS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DE INFECÇÃO POR Sars-CoV-2. REVISE - Revista Integrativa En Innovaciones Tecnológicas En Las Ciencias De La Salud, 9(fluxocontinuo), 59–76. https://doi.org/10.46635/revise.v9ifluxocontinuo.2625