Educação inclusiva nas escolinhas comunitárias em Gaza: um estudo de base

Autores

Palavras-chave:

educação inclusiva; necessidades educativas especiais; escolinhas comunitárias.

Resumo

Este estudo surge no âmbito da implementação do projeto de Educação Inclusiva na Primeira Infância, que consistiu na formação de educadores de escolinhas comunitárias dos distritos de Xai-xai e Manjacaze, em matérias de desenvolvimento, educação e Necessidades Educativas Especiais e na avaliação do impacto do mesmo. Para a condução deste, foram considerados três grupos populacionais, 1123 crianças com idades compreendidas entre 3 e 5 anos de vida, distribuídas em 18 escolinhas dos dois distritos, 48 educadores infantis e pais e encarregados de educação das crianças que compõem a população estudada. Esta foi uma pesquisa ação com um delineamento quali e quantitativo e usou a entrevista, observação naturalista, o PORTAGE, e o questionário como instrumentos de recolha de dados. No início, dois pacotes de formação dos educadores denominados máximo e mínimo foram desenhados, administrados e supervisionados de forma diferenciada e um grupo não recebeu nenhuma formação (tratamento), durante 9 meses[1]. No final, os três grupos foram avaliados quali e quantitativamente através do desempenho das crianças com o objetivo de perceber se havia ou não diferenças na performance das crianças que tiveram atividades com os três grupos de educadores. A avaliação tinha cinco indicadores: resultados da aprendizagem; presença e retenção das crianças; satisfação e bem-estar; capacidades dos educadores; e envolvimento da comunidade. Os resultados não revelam diferenças entre os três grupos, na medida em que as crianças apresentaram mesmo nível de progresso independentemente das condições aplicadas pela equipa dos investigadores.

 

[1] Pesquisa financiada pela Save the Children – Mozambique.

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Biografia do Autor

Alfredo Júlio Maposse, Universidade Eduardo Mondlane

Doutorando em Saúde Publica (Karolinska Institutet- Estokholm), Mestre em Terapia familiar e comunitária. Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação (FACED) e responsável pelo assistência psicológica no Centro de Estudos e Apoio Psicológico (CEAP) da FACED-UEM onde também é terapeuta em exercício. Docente de Psicologia organizacional na Universidade  Joaquim Chissano. 

Augusto Joaquim Guambe, Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Psicologia pelo programa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em Saúde Pública e Graduação em Psicologia pela Universidade Eduardo Mondlane. é Professor em Psicologia no Departamento de Psicologia da UEM e Director do Programa de Doutoramento em Educação na Faculdade de Educação da UEM e Coordena os Programas de Mestrado da Mestrado da faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UniTiva, onde também exerce funções de direcção.

Paloma Manguele, Universidade Eduardo Mondlane

Pesquisadora em Psicologia e Neurociência Cognitiva, em período de conclusão de Doutorado pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Investigo a atenção e fontes internas de distração, com foco na decodificação de pensamentos espontâneos. Para tal, combino medidas de neuroimagem e neurofisiologia, como ressonância magnética funcional e eletroencefalografia, com métodos comportamentais e respostas subjetivas. Tenho experiência laboral na avaliação e intervenção psicológica em crianças e jovens, e experiência como docente universitária em Psicologia Clínica, Saúde Mental e Métodos de Neuroimagem, em Moçambique e Reino Unido.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Benzana, I. B., Maposse, A. J., Guambe, A. J., & Manguele, P. (2021). Educação inclusiva nas escolinhas comunitárias em Gaza: um estudo de base. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 6(fluxocontinuo), 17–37. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/1874

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