Habilidades sociais infantis relevantes sob ponto de vista dos professores do ensino primário

Autores

  • Isaias Benjamim Benzana Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

habilidades sociais;, infância;, percepções;, professores;

Resumo

Os comportamentos emitidos em situações interpessoais, tidos como habilidades sociais, podem ser indicadores de ajustamento interpessoal e da saúde mental. Assim, vários estudos no campo do Treinamento de Habilidades Sociais têm sido realizados com propósitos de avaliação, criação de programas de treinamento destas habilidades, bem como a avaliação da eficácia das intervenções. O presente estudo teve como objetivo identificar os comportamentos sociais infantis tidos como relevantes para um bom desenvolvimento socioemocional sob ponto de vista dos professores do ensino primário. Foi administrado um questionário de avaliação de habilidades sociais a 73 professores de 5 escolas primárias da cidade de Maputo. Os resultados revelam uma valorização de todas classes de comportamentos sociais, com ênfase nas classes de empatia, assertividade, habilidades sociais acadêmicas e civilidade. Ainda foi possível verificar uma variação do nível de importância atribuída a cada habilidade social em função das características sociodemográficas dos professores.[1]

 

[1] Pesquisa não financiada.

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Publicado

2021-04-02

Como Citar

Benzana, I. B. (2021). Habilidades sociais infantis relevantes sob ponto de vista dos professores do ensino primário. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 6(fluxocontinuo), 38–55. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revise/article/view/1444

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