Tornar-se mãe no contexto acadêmico
dilemas da conciliação maternidade - vida universitária
Palavras-chave:
Maternidade, Universidade, Políticas de assistência, Educação superiorResumo
Este artigo visa apresentar os desafios da conciliação entre maternidade e vida acadêmica,
apontando a necessidade de políticas de assistência para dar suporte às jovens mulheres que se
tornam mães no percurso da formação superior. Com esse propósito, dispomos de alguns dos resultados
obtidos pela pesquisa "Tornar-se Mãe no Contexto Acadêmico: narrativas de um self participante",
apresentada como dissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA,
que descreveu a experiência de quatro mães-universitárias, na faixa etária dos 19 aos 25 anos de
idade. A pesquisa que ora apresentamos fundamentou-se na Psicologia Cultural do Desenvolvimento
e na Abordagem do Self Dialógico, tendo como lentes de análise as categorias gênero e geração, e
trilhou, na pesquisa de campo e na textualização dos dados, os caminhos sugeridos pela abordagem
(auto)biográfica em Etnografia, que pressupõe uma relação dialógica entre o self do pesquisador, o
campo e as biografias. Discutem-se ainda novas compreensões acerca do conceito de assistência na
educação superior, articuladas a questões de gênero, e na interface com as políticas de ações
afirmativas.