AS AÇÕES JUVENIS E A PRODUÇÃO DO COMUM

reflexões preliminares em um diálogo Sul-Norte

Autores

Palavras-chave:

Youth, Individualization, Common, Global South

Resumo

Na entrevista, apresenta-se um diálogo interessado nas ações e experiências de jovens do Sul Global, tencionando reflexões sobre os suportes em jogo na construção de partilhas e modos de ‘estar-junto’. Desta forma, a conversação estabelecida com Enzo Colombo, professor da Università degli Studi di Milano, procura trazer à discussão a realidade de jovens de classes populares e famílias de imigrantes na Europa para contraste com a situação das juventudes do Brasil. Recorre-se à trajetória de pesquisa do entrevistado inicialmente, na identificação de inflexões históricas recentes nas ações juvenis, discutindo a ‘diferença’ como desafio social e mote de agenciamento e, depois, as experiências da crise no século XXI. Assim, chegou-se aos processos de individualização em curso, questionando as diferentes configurações na produção de laços sociais e o lugar da educação escolar neste sentido, entre outros aspectos que pontuaram a conversa. Este foi o itinerário percorrido numa ponderação ainda preambular dos atravessamentos Sul-Norte e concernente, além disso, à construção social do comum, desde as ações de jovens especificamente, em contextos metropolitanos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Pinheiro, UFRGS

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha temática ‘Trabalho, movimentos sociais e educação’. Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1999), mestre em Administração pela UFRGS (2002) e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2008), com estágio realizado na Universidad Complutense de Madrid (2006). Junto ao CNPq, integrante do ‘Grupo de Pesquisa e Estudos em Socialização, Estratificação e Trajetórias Juvenis e Educacionais’ (GESET) e do Grupo ‘Trabalho, movimentos sociais e Educação’ (TRAMSE). Mantém participação em pesquisas e projetos de extensão atentos às práticas sócio culturais de moradores e ativistas em contextos de periferia urbana, com destaque àquelas produzidas por jovens. Tem experiência nas áreas de ‘sociologia das juventudes’, ‘sociologia da educação’ e ‘educação em periferias urbanas’, abordando principalmente as temáticas: juventudes, processos de individuação, cotidianos, identidades, narrativas e ações coletivas.

Enzo Colombo, Università degli Studi di Milano

Professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais e Política da Università degli Studi di Milano.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

Pinheiro, L., & Colombo, E. (2025). AS AÇÕES JUVENIS E A PRODUÇÃO DO COMUM: reflexões preliminares em um diálogo Sul-Norte. Jovens Do Sul Global - Revista De Sociologia Da Juventude , 1(1), 1–18. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4800