JUVENTUDES EMPREENDEDORAS DE SI MESMAS NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Diálogos a partir de teorizações foucaultianas e estudos da sociologia

Autores

Palavras-chave:

Juventudes, Empreendedorismo de si, Novo Ensino Médio, Currículo

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) foi criado a partir da conversão da Medida Provisória n.º 746/2016 na Lei n.º 13.415/2017. Essa mudança na legislação educacional envolveu inúmeras disputas em torno de interesses mercadológicos, do direito à educação, das concepções acerca da categoria juventude e debates em torno de qual sujeito jovem o currículo para a última etapa da educação básica interessa produzir. Embasado teoricamente pelas reflexões da Sociologia da Juventude, pelos estudos pós-críticos de currículo e pelas teorizações foucaultianas, desenvolve-se, neste artigo, o argumento de que o currículo do NEM produz as juventudes empreendedoras de si mesmas. Foram tomados para análise os documentos “Exposição de Motivos n.º 00084/2016” e "Guia de Implementação do Novo Ensino Médio", além de desenvolvida uma revisão bibliográfica. Essa escolha metodológica produziu informações que nos permitem argumentar que o empreendedorismo de si produz jovens que se autorresponsabilizam perante seus desempenhos ao compreenderem que suas performances educacionais e no mercado de trabalho são produtos apenas dos investimentos que, ao longo dos anos, efetuaram, eles/as e suas famílias, sobre si mesmos/as. Diante disso, defendemos a revogação total da Lei n.º 13.415/2017 e a criação de políticas educacionais que fortaleçam a educação pública, gratuita e de qualidade.

 

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Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Educação: conhecimento e inclusão social, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na linha "Currículos, Culturas e Diferença". Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (CBH/ UEMG). Servidora pública federal lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) na Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), no cargo de Pedagoga. Assessora pedagogicamente a elaboração de materiais, bem como a oferta de cursos, disciplinas e projetos na modalidade Educação a Distância (EaD), no âmbito da UFMG. Tem interesse nos seguintes temas: Currículo/ Juventudes/ Educação Profissional e Tecnológica/ Gênero(s) e Sexualidade(s).

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora da Linha de Pesquisa Currículos, culturas e diferença. Professora Associada do Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG. Doutora em educação pela UFMG. Coordenadora do EM Debate - Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas e Digitais e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Integra o Conselho Editorial Externo da Alteridad Revista de Educación. Já integrou o Conselho Editorial do Periódico Educação em Revista e o Conselho Consultivo da Revista Docência no Ensino Superior. Recentemente foi vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFMG. Tem experiência no campo educacional, com ênfase nas seguintes temáticas: Currículo, Ensino Médio, juventude, gênero, sexualidade, cibercultura, redes sociais digitais, política educacional.

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

de Oliveira Gonçalves, B., & Sales, S. R. (2025). JUVENTUDES EMPREENDEDORAS DE SI MESMAS NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: Diálogos a partir de teorizações foucaultianas e estudos da sociologia . Jovens Do Sul Global - Revista De Sociologia Da Juventude , 1(1), 1–25. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4779