A Importância da Comemoração do 13 de Maio da Preta Velha Maria Joana do Ilê Axé Idan de Santo Amaro-BA

Autores

Palavras-chave:

Memória, Umbanda, Candomblé

Resumo

Este artigo tem como objetivo resgatar, documentar e retratar a Festa de Maria Joana que é realizada a 61 anos no Ilê Axé Idan em Santo Amaro-Ba. Nossas reflexões sobre essa festa se deram a partir da entrevista realizada com a Vovó Maria Joana, analisando suas histórias, trajetórias e seu axé, assim como utilizamos a nossa própria experiência participativa na festividade. Buscamos investigar as tensões presentes em um espaço de culto ao sagrado por uma expressão festiva afro-brasileira e afro-religiosa, a partir de estudo de caso e embassamentos teóricos que levam a refletir sobre a importância de se preservar a memória da Preta Velha Maria Joana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUÍ, Marilena. O nascimento da lógica. Conte à Filosofia. 9ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

LIMA, B. Malungo: deccodificação da umbanda. Rio de Janeuro: Bertrand Brasil, 1997.

___________. GOLDMAN, M. A possessão e a construção ritual da pessoa no candomblé. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984.

SANTOS, E. C. M. (1998). Preto Velho: as várias faces de um personagem religioso. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Ribeiro, E. P., Santos, A. M. dos, Virgens, A. S. das, & Reis, J. S. dos. (2024). A Importância da Comemoração do 13 de Maio da Preta Velha Maria Joana do Ilê Axé Idan de Santo Amaro-BA. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5106