LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE FENÔMENOS MORFOSSINTÁTICOS NA BAHIA

Autores/as

Palabras clave:

Levantamento Bibliográfico, Fenômenos Morfossintáticos Variávei, Dialeto Baiano

Resumen

Este artigo corresponde aos principais resultados do levantamento bibliográfico de produções científicas sobre os fenômenos morfossintáticos variáveis na Bahia, na área da Sociolinguística (LABOV, 1963; WEINREICH, LABOV e HERZOG, 1968; LUCCHESI, 2009 e posteriores). Os dados foram coletados após o levantamento bibliográfico como método para se obter um mapeamento da pesquisa sociolinguística por meio de estratégias metodológicas de busca, como o uso de operadores booleanos, em bases de dados em sítios exclusivamente digitais. Foram observados os seguintes aspectos das produções científicas: o tipo de produção (tese, dissertação, capítulo de livro, trabalho de conclusão de curso e artigo científico); instituição; o qualis dos periódicos dos artigos, os fenômenos morfossintáticos variáveis observados nas produções e o território de identidade dos corpora analisados pelos autores das investigações. De modo geral, os resultados obtidos demonstraram que nos últimos anos houve produção significativa e de excelência nacional de pesquisas a respeito dos aspectos morfossintáticos na Bahia, sobretudo provenientes de instituições públicas com programas de pós-graduação já consolidados. Observou-se também que um dos temas mais investigados é o da “concordância verbal”, principalmente nos seguintes territórios de identidade: Vitória da Conquista, Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo baiano. Por fim, compreende-se que os resultados observados podem contribuir tanto para pesquisadores da área, ao observarem possíveis novos nichos de pesquisa, como também para formação continuada de professores de língua portuguesa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMORIM, Vânia Raquel Santos. A variação/estratificação do modo subjuntivo na língua falada de Vitória da Conquista-BA.147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, 2015.

ARAUJO, Silvana Silva de Farias. A concordância verbal no português falado em Feira de Santana-Ba: sociolinguística e sócio-história do português brasileiro. 342 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolingüística. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico:o que é, como se faz? 49. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BARROS. Isis Juliana Figueiredo de. As preposições introdutoras de dativo em verbos ditransitivos dinâmicos no português rural da Bahia:evidências do contato entre línguas. 266 f. Tese. (Doutorado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Gestão. Brasília, 2020.

COELHO, Izete Lehmkuhl; GORSKI, Edair Maria; Sousa, Christiane Maria; May, Guilherme Henrique. Para conhecer sociolinguística.1. Ed., São Paulo: Contexto, 2015. p. 135-171.

FIGUEIREDO, Cristina. O objeto direto anafórico no dialeto rural afro-brasileiro. 151 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. In: Fundamentos de Epidemiologia [S.l: s.n.], 2011.

GARCIA, Elias. Pesquisa Bibliográfica Versus Revisão Bibliográfica -Uma discussão necessária. Revista línguas & Letras. v. 17. n. 35. 2016, p. 291-294.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCCHESI, Dante. História do contato entre línguas no Brasil. In: O português afro-brasileiro.

LUCCHESI, Dante. BAXTER, Alan. RIBEIRO, Ilza. (orgs). Salvador :EDUFBA, 2009. LUCCHESI, D.; BAXTER, A. A transmissão linguística irregular. In: LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (Orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 101-124.

NOVAES. José Carlos de Assunção. O Parâmetro do Sujeito Nulo no português popular do interior do estado da Bahia. 190 f. Dissertação, (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

ROSSI, N; ISENSÉE, D. M.; FERREIRA, C. Atlas Prévio dos Falares Baianos. Rio de

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006 [1973]. 279 p.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1986.

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo, Parábola Editorial, 2006 [1968].

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Barros, I. J. F. de, Muniz, C. dos S., Silva, R. dos S., Martins, S., & Santos, V. dos. (2024). LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE FENÔMENOS MORFOSSINTÁTICOS NA BAHIA. Revista Acadêmica GUETO, 8(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5205

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.