PRÁXIS FREIRIANA E CAPOEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores/as

Palabras clave:

Paulo Freire, Capoeira, Praxis, Escola, Humanização

Resumen

Este trabalho tem como referencial teórico bibliográfico parte das contribuições do cidadão do mundo Paulo Freire, parte dos conhecimentos do experiente mestre de capoeira conhecido como “Pop” e parte dos conhecimentos historicamente acumulados no âmbito da prática social capoeira. Tenta ofertar um diálogo construtivo em prol de uma práxis humanizante no âmbito da Educação Básica. Aqui, como que numa encruzilhada, encontram-se conhecimentos oriundos de dois legados inacabados e em permanente movimento, em meio às demandas sociais, o freireano e o capoeirano. Entre tantas possibilidades, fazemos, neste momento, opção por algumas demandas materializadas no âmbito da escola. Nesta encruzilhada epistêmica, a mediação presente nos legados freireano (ex.: dialogicidade, criticidade, amorosidade etc.) e capoeirano (ex.: gestos, ritos, cânticos etc.) é uma necessidade do homem, considerada e oportunizada por vias interdependentes nos (re)encontros consigo, com os(as) outros(as) e com o meio. Tais vias permitem refletir criticamente a respeito da educação para potencializar a capacidade interpretativa do mundo e auxiliá-lo para uma necessidade ontológica, a práxis transformadora.

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Citas

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Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Silva, J. A. B. da, Kohl, H. G., Magalhães , C. G., & Leite, L. F. A. (2024). PRÁXIS FREIRIANA E CAPOEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA. Revista Acadêmica GUETO, 7(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5200

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