A MUSICALIDADE DA CAPOEIRA: A CONSTRUÇÃO DO BERIMBAU COMO UM RITUAL PARA A CAPOEIRAGEM
Palabras clave:
Capoeira, Cultura, RitualResumen
Este trabalho procurou verificar a importância do capoeirista construir seus próprios instrumentos musicais, em especial o berimbau. Os instrumentos são importantes para a constituição da roda de Capoeira e o capoeirista através da sua construção pode estabelecer conexões mais profundas com a ancestralidade. Realizamos uma entrevista aberta com dez Mestres de estilos diferentes. O campo de pesquisa nos proporcionou quatro categorias de análise: confecção como essencial para o capoeirista; ideologia de mercado; técnicas de confecção e utilização do berimbau; e aspectos que transcendem os atos de confeccionar e tocar o berimbau. Compreendemos que a construção do berimbau deveria fazer parte da formação dos capoeiristas, para que reflitam criticamente sobre a prática, preservação e transmissão dos saberes ancestrais.
Descargas
Citas
ABIB, P. R. J. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. 2004. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
ABIB, P. R. J. Os velhos capoeiras ensinam pegando na mão. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 68, p. 86-98, 2006.
ABIB, P. R. J. Os velhos mestres de capoeira ensinam pegando pelas mãos. In: Congresso Português de Sociologia, 6., Lisboa: UNL, 2008.
ACUNÃ, J. M. H. Entre rodas de capoeira e círculos intelectuais: disputa pelo significado da capoeira no Brasil (1930-1960). 2010. 276 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
BRASIL. Dossiê. Inventário para registro e salvaguarda da capoeira como patrimônio cultural do Brasil. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Ministério da Cultura, Brasília: MEC, 2007.
CAMPOS, H.J.B.C. Capoeira Regional: a escola de Mestre Bimba. Salvador: EDUFBA, 2009.
CANDUSSO, F. Capoeira angola, educação musical e valores civilizatórios afro-brasileiros. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
CAPOEIRA, N. Capoeira: Pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 1998.
CASTRO, M. B de. Na roda do mundo: Mestre João Grande entre a Bahia e Nova York. 2007. 277 f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CUNHA, P. F. A. Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930). 2011. 341 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação e História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ENNES, F. C. M. O baobá em vaso de cristal: a contribuição da Capoeira na constituição de territórios de identidade negra em Belo Horizonte (1960-1990). 2016. 294 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) – Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
DECÂNIO FILHO, A. A. Transe capoeirano: um estudo sobre estrutura do ser humano e modificações de estado de consciência durante a prática da Capoeira. Salvador: CEPAP – Coleção São Salomão, V, 2002.
MANZINI, E. J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 1., 2004, Bauru. Anais... Bauru: USC, 2004, p. 1-10.
MESTRE PASTINHA. Capoeira Angola. Salvador: Fundação Cultural da Bahia, 1988.
NETO, J. M. R. C. A arte-luta da capoeira angola e práticas libertárias. 2014. 252 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
PALHARES, L. R. O berimbau ensina! O segredo de São Cosme quem sabe é São Damião, camará... 2017. 170 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
PERONI, N.; HERNÁNDEZ, M. I. M. Ecologia de populações e comunidades. Florianópolis: CCB/EAD/UFSC, 2011.
PIRES, A. L. C. S. A capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e racismo na cidade do Rio de Janeiro (1890-1937). 1996. 261 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de História do instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
REY, F. L. G. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico cultural. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.
REY, F. L. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
RIBEIRO, M. K. A. Da música na capoeira: ensino e aprendizagem musical no grupo giramundo. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
ROOS, A.; BECKER, E. L. S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012.
SHAFFER, K. O berimbau-de-barriga e seus toques. Rio de Janeiro: FUNARTE/MEC, 1977.
SILVA, M. A. S. Prática da Capoeira como espaço de formação. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
SIMÕES, R. M. A. Da inversão à re-inversão do olhar:ritual e performance na capoeira angola. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
SOARES, C. E. L. A negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro 1850-1890. 1993. 467 f. Dissertação (Mestrado em História) - Departamento de História do instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
SOUZA, D. A. Campo de mandinga: presentificação estética, ética e política na Capoeira Angola. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
ZONZON, C. N. A Roda de Capoeira angola: os sentidos em jogo. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.