Metodologias ativas e educação permanente na formação de preceptores para o Sistema Único de Saúde

Autores/as

Palabras clave:

Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde, Preceptoria

Resumen

Historicamente, a formação de recursos humanos para o SUS esteve alicerçada em modelos conservadores de ensino-aprendizagem. A inserção de metodologias ativas no campo da formação em saúde representa uma aposta pedagógica que visa promover o desenvolvimento de competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras. As metodologias ativas fundamentam-se na problematização, no estímulo à apropriação e mediação dos signos culturais, no incentivo à autonomia como disparadores de aprendizagem; preconiza a valorização da interdisciplinaridade, a construção de ambientes afetivos, plurais e dialógicos, a postura ética, a valorização do trabalho em equipe, o compromisso com a formação e produção do conhecimento. Sob a perspectiva da educação permanente, a inserção das metodologias ativas no exercício da preceptoria representa uma quebra das estruturas da relação de poder entre sujeitos, promovendo deslocamentos e enfrentamentos e o sentimento de responsabilidade compartilhada no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, esse trabalho compreende uma síntese reflexiva sobre o processo ensino-aprendizagem alicerçado em Metodologias Ativas e educação permanente no exercício da preceptoria no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS).

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Souza, I. M. de, Barbosa, D. S. de J., & Santos, J. L. A. (2024). Metodologias ativas e educação permanente na formação de preceptores para o Sistema Único de Saúde. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5128

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