A Cultura Indígena nas Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência do PIBID Eixo Temático I: Iniciação à Docência na Formação de Professores

Autores/as

  • Rodolfo R. Tavares
  • Leonardo da L. Fraga
  • Natiana M. S. da Silva
  • Fernanda B. M. Dias

Palabras clave:

Jogos dos Povos Indígenas, Educação Física Escolar, Lei nº 11.645/08

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de pibidianos obtidas com aulas na Escola Estadual Almeida Sampaio da Cidade de Amargosa acerca dos jogos da cultura indígena, bem como a contextualização do conteúdo aplicado, considerando a lei nº 11.645/08, que tem como obrigatoriedade o estudo da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental e Médio. A partir do PPP da Escola, foi elaborado um projeto de intervenção que durou três semana tempo ao longo da unidade tal. Esse projeto permitiu a implementação de práticas esportivas de origem indígena, trazendo a cena questões referentes as limitações e aos conhecimentos, bem como ao imaginário social construído em tordo da cultura indígena. Concluindo que manifestações como a cultura indígena comumente não se efetiva nos ambientes escolares por diversos fatores, como resistência com o trato dessa cultura, despreparo de professores/as, poucos materiais de apoio sobre o conhecimento desses povos e a hegemonia do trato de conteúdos tradicionais, no caso da Educação Física, os jogos com bola.

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Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Tavares, R. R., Fraga, L. da L., Silva, N. M. S. da, & Dias, F. B. M. (2024). A Cultura Indígena nas Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência do PIBID Eixo Temático I: Iniciação à Docência na Formação de Professores. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5115

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