Arte Capoeira: Um Desafio à Formação de Professores para a Inclusão

Autores/as

  • Jean Adriano Barros da Silva
  • Isabel Carvalho Viana

Palabras clave:

Currículo, Educação, Práticas Culturais

Resumen

O presente trabalho se articula com a temática que envolve o diálogo sobre formação de professores e o desenvolvimento de uma pedagogia inclusiva na educação formal, focando, em particular, os limites e possibilidades da capoeira como estratégia metodológica para inclusão, considerando o estudo da história e cultura afro-brasileira. Para tal, estabelecemos como objeto de estudo as práticas pedagógicas de matriz africana na capoeira, tendo como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação, bem como, refletir sobre os desafios para implementação de uma nova "visão de mundo" pelo  dialogo com africanidades na escola. Nesse sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da cultura da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o "ritual" da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais, priorizando o debate sobre as questões curriculares na atualidade.

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Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Silva, J. A. B. da, & Viana, I. C. (2024). Arte Capoeira: Um Desafio à Formação de Professores para a Inclusão. Revista Acadêmica GUETO, 4(08). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5101

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