Educação e Cultura no Viés dos Contos Afro-Brasileiros de Mestre Didi

Autores/as

  • Antônio Marcos dos Santos Cajé

Palabras clave:

Contos, Cultura, Tradição

Resumen

Este trabalho tem como objetivo principal analisar os contos afro-brasileiros de Mestre Didi através de uma reflexão epistemológica. Traçando uma junção histórica e filosófica dos contos de Mestre Didi, sendo analisado por uma episteme da cultura afro-brasileira e fazer entender que os contos afro-brasileiros possuem um conhecimento carregado de saberes e fazeres cognitivos da tradição da oralidade que não podem ser perdidos ou ignorados. Para compor o suporte teórico, foram abordados autores clássicos e hodiernos em várias áreas de conhecimentos, uma vez que o objeto do estudo é lançar comunicações entre os âmbitos dos saberes históricos populares e com os saberes encontrados nos contos de Mestre Didi. O resultado que se espera, revela-se na necessidade do resgate constitutivo dos contos da cultura de uma axiologia dos costumes, hábitos e tradição do povo negro. As metodologias a serem seguidas são qualitativas, análise de conteúdo, com métodos de abordagens dialética e indutivos. Portanto este trabalho busca fomentar as possibilidades existentes nos contos pelo prisma da história dentro dos caminhos da ancestralidade, da identidade, do sagrado, e cultural. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Joaquim. (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Paulo: Editora da UFSCar, 1998.

BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases sa Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

CADERNOS NEGROS, nº 24. Contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhole, 2001.

CAJÉ, Marcos. Afrocontos: Ler e ouvir para transformar. Salvador: Quarteto, 2014.

CHALHOUB, Sidney, Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras.

_________________________. Machado de Assis, historiador. São Paulo; ed. Companhia das Letras, 2003.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

_____________________________. Àbeira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre, RS: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

DIDI, Mestre. Contos crioulos da Bahia: Crcole Tales of Bahia: ÁkójopòÍtànÁtenudénuÍran Omo OdùduwàniIlè Bahia (Brasil). Salvador: Núcleo Cultural Níger Okàn, 2004.

______________________________. Porque Oxalá usa Edodidé. Salvador: Ed. Cavaleiro da Lua, 1966.

_______________________________. Contos negros da Bahia e contos de Nagô. Salvador: Corrupio, 2003.

______________________________. Autos Coreográficos Mestre Didi, 90 anos. (Org.) Juana Elbein dos Santos. Salvador: Corrupio, 2007.

______________________________. História de um terreiro Nagô. São Paulo: Carthago & Forte, 1994.

DUARTE, Eduardo de Assis. (Org.) Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, 4 v. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prático educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

_____________________________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______________________________. Educação e Mudança, Tradução de Moacir Gadotti e Líliam Lopez Martins, 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutido a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 1008.]

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Portal Educação, Google Analytics. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/110.639.htm>. Acesso em: 29 de abril de 2015.

SANTOS, Elbein J. dos. Os Nagôs e a Morte. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Cajé, A. M. dos S. (2024). Educação e Cultura no Viés dos Contos Afro-Brasileiros de Mestre Didi. Revista Acadêmica GUETO, 3(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5088

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.