Oficina de Dança Afro: Uma Possibilidade de Trabalho das Relações Étnicas e Raciais

Autores/as

Palabras clave:

Dança-afro, Oficina, Cultura afro

Resumen

Este artigo constitui-se num relato de experiência de oficinas pedagógicas de Dança Afro realizada em escolas, eventos acadêmicos e comunidades negras, tendo em visa a relevância e necessidade de conhecermos a cultura afro brasileira e suas contribuições no cenário nacional. Bem como, valorizar a (o) negra (o) numa perspectiva de aceitação e auto afirmação de seu corpo e história. Para tanto, propomos um olhar histórico para a dança afro na Bahia, assim como uma análise do bloco afro Ilê Aiyê de Salvador - BA. Com a finalidade de promover reflexões sobre a cultura africana e afro-brasileira por meio da dança, a oficina é organizada de modo teórico e prático. As oficinas pedagógicas se constituem em uma metodologia que possibilita a exploração de diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Elas se constituem numa metodologia que possibilita a interação e a produção de conhecimentos por meio do diálogo, dúvidas e inquietações. Este pressuposto torna-se importante na medida em que o ser humano tem a necessidade de construir espaços de sociabilidade em que se faz e refaz, tendo em vista sua incompletude.

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Citas

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Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Souza, T. C. S. de, & Conceição, C. C. dos S. da. (2024). Oficina de Dança Afro: Uma Possibilidade de Trabalho das Relações Étnicas e Raciais. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5074

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