Um Relato de Experiência sobre os Desafios e as Possibilidades de ser Docente: Vivências no Estágio de Ensino Fundamental I

Autores/as

  • Jaqueline de Souza Barreto Santos
  • Jessica de Jesus Almeida

Palabras clave:

Estágio, Formação de Identidade, Teoria-Prática

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discorrer a prática de estágio nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, o qual foi realizado na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, localizada na cidade de Amargosa-Ba no bairo da Catiara. Aqui serão trazidas algumas experiências e inquietações vivenciadas no contexto da sala de aula, pensando na possível formação da identidade docente criada no período de estágio, entendendo a relevância dessa formação para o aluno/a dos cursos de licenciaturas. Procurou-se descrever a importância do estágio para a formação docente, como meio de conhecer a realidade escolar, a partir de uma visão dialética com forma de superar a fragmentação entre teoria e prática, visando à formação da identidade profissional através da reflexão, do diálogo e da intervenção. Para tanto o período de estágio foi caminho que possibilitou acesso a esse conhecimento, relacionando os conhecimentos vivenciados no âmbito do processo de formação oferecido pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a experiência com a sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORSSOI, Berenice Lurdes. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: da teoria à prática, ação-reflexão. Unioeste - Cascavel / PR, 2008. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf>. Acesos em: 23/05/2015.

BRASIL, C. Declaração de Salamanca e Linha Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Corde, 1994.

FUHR, Líria Maria. O processo relacional entre o professor e o aluno. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação-Faced. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49022/000826833.pdf?sequence-1>. Acesso em: 23/05/2015.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades docente. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34.

RIPPEL, Valderice Cecília Limberger; SILVA, Alyne Mary da. Inclusão de estudantes com necessidades especiais na escola regular. Unioeste - Cascavel / PR 2008. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/3/Artigo%2010.pdf>. Acesso em: 23/05/2015.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Santos, J. de S. B., & Almeida, J. de J. (2024). Um Relato de Experiência sobre os Desafios e as Possibilidades de ser Docente: Vivências no Estágio de Ensino Fundamental I. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5071

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.