A Língua da Gente: um Estudo Sobre o Alteamento das Vogais Pretônicas no Português Falado no Município de Amargosa (BA)

Autores/as

  • Deuzina Almeida Sousa
  • Eliene dos Santos Silva
  • Gleiciane de Souza Feitosa
  • José Ronaldo dos Santos Pereira

Palabras clave:

Alteamento, Pretônicas, Vogais, Harmonização

Resumen

O presente trabalho trata de um estudo sobre o alteamento de vogais, na posição pretônica, no português falado no município de Amargosa - BA. A pesquisa tem como objetivo identificar quais são os fatores linguísticos e extralinguísticos que podem favorecer a ocorrência do fenômeno analisado. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os trabalhos de Leda Bisol (1981), Taís Cristófaro (1998), Hosokawa e silva (2011), Mattoso Camara Jr (1970), entre outros, os quais serviram de base para a análise da situação fônica em questão. Para a coleta dos dados, escolheram-se onze palavras as quais haviam a possibilidade de alteamento da vogal pretônica, como tomate e pepino. Essas palavras foram separadas em grupos de acordo com o modo e o ponto de articulação das consoantes adjacentes á pretônica. Desse modo, criou-se um questionário a fim de obter essas palavras como resposta, em situação de fala o mais natural possível. O instrumento de coleta dos dados foi alicado a dezesseis informantes provenientes tanto da zona urbana quanto da zona rural da cidade de Amargosa - BA. A análise dos dados levou em consideração alguns condicionamentos linguísticos, como a tonicidade da sílaba, ponto e modo de articulação das consoantes antecedentes e ponto e modo de articulação das consoantes subsequentes á vogal pretônica, além de aspectos extralinguísticos. A análise dos dados nos permitiu concluir que este fenômeno ocorre na realização linguística de todos os informantes, porém com maior frequência na fala das pessoas que residem na zona rural. Com esse estudos espera-se, também, colaborar para o registro da norma popular do português do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

RAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo. 2007, p. 42.

BISOL, Leda. Harmonização Vocálica: uma regra variável. Tese de Doutorado em Linguística e filologia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1981.

CAMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1982.

CAVALCANTE, Marcilene da S. N. A língua que falamos: um estudo sobre as variantes fonéticas do português na fronteira Tabaltinga (Brasil) - Letícia (Colômbia). Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlância: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.

CAVALIERE, R. S. Aspectos fonológicos do português contemporâneo. Cadernos da Academia Brasilleira de Filologia, v. 1, n. 1. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/abf/volume1/numero1/03.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2013.

DIAS, M. P.; CASSIQUE, O.; CRUZ, R. C. F. O alteamento das vogais pré-tônicas no português falado na área rural do município de Breves (PA): uma abordagem variacionista. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; PAIVA, Maria da Conceição de. In: MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luíza. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso; TELES, Iara Maria. Gramática do brasileiro: uma nova forma de entender a nossa língua. São Paulo: Globo, 2008.

GRASSI, Luísa Hernandes; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Dados da escrita inicial: alçamento e harmonia vocálica. anais do XVII CIC e C ENPOS. UPEL, 2008.

HOSOKAWA, Antonieta B. de S.; SILVA, Priscila S. da. Harmonização vocálica do /e/ e do /o/ no município de rio branco - Acre. Cadernos do CNLF, v. 14, n. 4, pp. 2715-2727.

PAIVA, Maria da Conceição de. A variável gênero/sexo. In: MOLLICA, Maria Cecília; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Da zona urbana à rural/entre a tônica e a pré-tônica: o alteamento /o/ > [u] no português falado no município de Cametá/Ne paraense - uma abordagem variacionista. Belém: Universidade Federal do Pará, 2005. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, Thaís Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Sousa, D. A., Silva, E. dos S., Feitosa, G. de S., & Pereira, J. R. dos S. (2024). A Língua da Gente: um Estudo Sobre o Alteamento das Vogais Pretônicas no Português Falado no Município de Amargosa (BA). Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5066