A Educação Física na Lei 10.639/03: a História e as Novas Possibilidades Pedagógicas

Autores/as

Palabras clave:

Cultura Corporal, Escola, Legislação, Cultura Afro-brasileira

Resumen

O presente artigo reflete sobre as ocorrências históricas da Educação Física no Brasil, confrontadas com a implantação da Lei 10.639/03 (que obriga a inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio). Resulta este texto das reflexões da pesquisa "A Cultura Corporal e a Lei 10.639/03: um estudo sobre os impactos da lei no ensino da Educação Física nas escolas de Salvador - Ba", dissertação de mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Analisa o percurso da Educação Física e a ligação destas ocorrências com a efetivação de políticas educacionais de ideologia eugênica que marcaram o governo brasileiro, especialmente no período do Estado Novo, (1920-1964). Sendo o corpo um dos campos objetivados de estudos da Educação Física e os jogos, esportes, danças e lutas, seus principais conteúdos, conclui a pesquisa que compreender este objeto demanda aprofundamento nas questões das relações étnico-raciais, implicando em novas abordagens em corporeidade, educação, história e cultura. Objetiva contribuir de forma efetiva para o combate a todo e qualquer tipo de discriminação dentro da escola e fora dela.

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Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Moreira, A. de J., & Silva, M. C. de P. (2024). A Educação Física na Lei 10.639/03: a História e as Novas Possibilidades Pedagógicas. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5065