Jovens Cotistas: Um Estudo Sobre os Percalços da Aflição a Vida Universitária de Estudantes no Recôncavo Baiano

Autores/as

  • Michele Mota Souza

Palabras clave:

Juventude, Afiliação Universitária, Ações Afirmativas

Resumen

A universidade, apesar da alta seletividade ainda existente, vem se tornando ao longo do tempo uma das possíveis escolhas na fase juvenil de muitos sujeitos. No entanto aprender a lidar com as regras acadêmicas e institucionais, deste espaço para consequentemente não fracassar é condição fundamental na vida estudantil. Foi neste sentido que o presente estudo buscou identificar características e dificuldades que envolvem o processo de afiliação ao ensino superior de estudantes cotistas, verificando as diferenças por eles percebidas entre a vida escolar e a universitária. Foram sujeitos desta pesquisa seis estudantes recém ingressos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através das políticas de ações afirmativas. O trabalho desenvolve-se pautado em uma abordagem qualitativa, tomando como técnicas a observação participante e a entrevista compreensiva. Verificou-se que os primeiros semestres na universidade são marcadas por dificuldades e incertezas que ganham formas principalmente através da diferença entre o desenho de ensino vivenciado na escola e agora na universidade. O que nos aponta para a necessidade de melhores condições pedagógicas e institucionais que propiciem mecanismos de integração que levem em consideração as peculiaridades dos estudantes auxiliando-os em um processo de permanência ao ambiente Universitário.

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Publicado

2024-11-14

Cómo citar

Souza, M. M. (2024). Jovens Cotistas: Um Estudo Sobre os Percalços da Aflição a Vida Universitária de Estudantes no Recôncavo Baiano. Revista Acadêmica GUETO, 2(04). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5057

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