Contos Populares: Instigando o Ato de Ler e Valorizando a Identidade

Autores/as

  • Jucelma Brito Santos

Palabras clave:

Contos, Identidade, Leitura de Textos

Resumen

Os textos apresentados nos livros didáticos (nas as aulas de Português) não são tão fascinantes, pois não tem, na maioria das vezes, significado para o sujeito e sempre veem acompanhados por "pretextos". Por isso, a necessidade de trabalhar com a cultura dos alunos através dos contos trazidos pela sua comunidade, pois os mesmos têm o "poder" de promover a leitura livre e prazerosa. Sendo uma excelente maneira de valorizar a identidade cultural individual e coletiva. O presente artigo parte da importância do resgate cultural, no Ensino Fundamental, através da escuta dos contos orais trazidos pro pessoas mais velhas da comunidade do aluno, para elaboração de textos. Textos construídos através da parceria escola, família, comunidade e aluno, com o propósito objetivo de estimular a leitura, valorizar o aluno e o que ele trás.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 50ª Ed. São Paulo, Cortez, 1978.

FREIRE, P. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística - São Paulo: Sapione, 2009.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

ELIAS, V. M. Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.

ANTUNES, M. I. Aula de Português - encontro & interação. 6ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. P.

SILVA, T. T. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª Ed., 11ª reimp, Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Santos, J. B. (2024). Contos Populares: Instigando o Ato de Ler e Valorizando a Identidade. Revista Acadêmica GUETO, 1(02). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5036