Educação do campo, surdez e matemática: reflexões a partir do que narram os professores de Santo Estevão – BA
Keywords:
Educação do Campo, Surdez, Ensino da MatemáticaAbstract
O presente artigo apresenta pesquisa desenvolvida enquanto Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação do Campo, cujo objetivo foi analisar, a partir das narrativas dos professores de Matemática moradores do município de Santo Estevão/Bahia, as dinâmicas educacionais e situações vividas quando estes têm estudantes surdos nas salas. No decorrer do estudo, refletiu-se também sobre aspectos referentes à cultura surda, as metodologias usadas no ensino da Matemática e os desafios que os professores desta área enfrentam para atender a estes estudantes. Para este estudo, as discussões se embasaram e foram fundamentadas nas escritas de autores que versam sobre as temáticas centrais da pesquisa, como Souza (2008), Nogueira (2013), Vargas e Dorneles (2013), Rodrigues e Geller (2014), Cruz e Lautert (2014). A partir da metodologia investigativa do estudo de caso, foram analisadas falas e experiências vivenciadas por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com estes professores colaboradores. A pesquisa concluiu que os docentes entrevistados reconhecem que os estudantes surdos do campo têm desenvolvido uma grande luta ao longo da sua jornada escolar, mas ainda não se vêem atendidos em seus direitos educacionais. Torna-se essencial, então, que as políticas públicas sejam garantidas e os professores recebam formação específica e apoio de profissionais especializados, tais como intérpretes de Libras e professor de sala de atendimento multifuncional, para que possam criar metodologias apropriadas para que estes tenham uma compreensão melhor sobre os conceitos matemáticos.
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