A Geometria Axiomático-Dedutiva em Histórias em Quadrinhos

Authors

Keywords:

Deductive Geometry, Comics, Verbal and Iconic Languages

Abstract

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar a forma como os conteúdos de geometria plana devem ser expostos em histórias em quadrinhos (HQs) de modo a assegurar o interesse dos estudantes e favorecer o processo de aprendizagem de geometria em uma perspectiva axiomático-dedutiva. Para isso foram aplicadas quatro HQs em uma turma de estudantes de um curso de licenciatura em matemática. Além das HQs, que expunham conteúdos d geometria de forma lógico-dedutiva, foram utilizados questionários, entrevistas e o diário de bordo do investigador como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que o sucesso da utilização de HQs no processo de ensino e aprendizagem de geometria está vinculado ao nível de complexidade dos assuntos, à forma de apresentação dos conteúdos, ao emprego adequado das linguagens verbal e icônica e à conciliação entre as abordagens indutiva e dedutiva.

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Published

2024-11-25

How to Cite

Assis, E. S. de. (2024). A Geometria Axiomático-Dedutiva em Histórias em Quadrinhos. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5111