Entre sombras e horizontes: a travessia e os atravessamentos da exclusão à inclusão

Autores

Palavras-chave:

Exclusão, Inclusão Escolar, Diversidade, Justiça Social, Educação Especial

Resumo

Este artigo desenha, com linhas fluidas de história e mudança, a jornada que conduz da exclusão à inclusão no território da educação. Um percurso permeado por rupturas e reconstruções, marcado por vozes que clamaram por justiça e práticas que reescreveram a convivência humana. O objetivo central é investigar como as sombras do passado, onde a diferença era silenciada, foram sendo dissipadas por ações e políticas que celebram a diversidade. Entre os objetivos específicos, emerge o desejo de revisitar as raízes históricas da exclusão, examinar os marcos legislativos que descortinaram novos caminhos e propor estratégias que consolidem escolas como templos de equidade e pertencimento. Por meio de uma abordagem qualitativa e aplicada, sustentada por pesquisa bibliográfica e documental, desvela-se um cenário de avanços, como a Declaração de Salamanca (1994) e a LDBEN (1996). Contudo, persistem obstáculos que ecoam preconceitos e barreiras estruturais. Conclui-se que a inclusão é mais do que um projeto; é um compromisso ético que demanda coragem para transcender o superficial, edificando uma educação que abrace, com ternura e justiça, a pluralidade da condição humana.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Nascimento Dias Santos Filho, H., Assis de Almeida, L., Rico de Souza Tavares, D., Fialho Araújo, L. R., Moreira de Souza, P., & Cavalcante Silva, R. (2025). Entre sombras e horizontes: a travessia e os atravessamentos da exclusão à inclusão. Revista Acadêmica GUETO, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5403

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