Reflexões sobre Métodos de Ensino do Futebol para o Desenvolvimento de Crianças na Iniciação Esportiva de 7 a 9 Anos
Palavras-chave:
Métodos de Ensino e Aprendizagem, Ensino de Desportos Coletivos, Desenvolvimento Motor, Desenvolvimento Infantil, Iniciação EsportivaResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os métodos de ensino e aprendizagem que podem ser utilizados com crianças de 07 a 09 anos idade, durante a fase motora fundamental. Diante disso, busca compreender as capacidades e necessidades motoras básicas, específicas e perceptivas que a criança possui ou precisa desenvolver. Ainda busca conhecer, investigar e descrever as possíveis vantagens ou desvantagens de cada método pedagógico de ensino e aprendizagem nesta fase e estágio de desenvolvimento da criança. Além disso, objetiva sinalizar como melhor desenvolver essas capacidades e extrair o seu melhor de cada criança, respeitando todos os limites biopsicossociais envolvidos para essa facha etária. A partir das informações e reflexões obtidas sobre os métodos, entende-se que o método global tem vantagens relevantes que auxiliam o professor, para melhor desenvolver a criança nessa faixa etária, e propõe uma forma ensino utilizando habilidades abertas, jogos que em sua essência contêm a imprevisibilidade e aleatoriedade, o que contribui no desenvolvimento como um todo, além do aumento do repertório motor da criança. O estudo classifica-se como um artigo de revisão bibliográfica, do tipo exploratória
Downloads
Referências
ARMBRUST, Marcio; SILVA, André Luis Alves; NAVARRO, Antonio Coppi. (2010). Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista brasileira de educação física e esporte. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo, V. 2, 77-81. Maio/Jun/Jul/Ago. 2010.
BARBANTI, Valdir J. Formação de esportistas. Barueri, SP: Manole, 2005
FREIRE, Joao Batista. Pedagogia do futebol. 3. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2011.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005
OLIVEIRA, Valdomiro; PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Digital, Buenos Aires, n.71, abr. 2004.
PERFEITO, P. J. C. Metodologia de treinamento no futebol e futsal: discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva. 2009. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4831. Acesso em: 27 mar. 2022
Santos, Pedro Neto Ramos. Análise de dois diferentes métodos para o ensino/treino do futebol. Orientador: Edson Castardeli. 2013. 26. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Bacharelado em Educação Física. Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória, 2013. Disponível em: https://cefd.ufes.br/sites/cefd.ufes.br/files/field/anexo/Pedro%20Neto%20-%20AN%C3%81LISE%20DE%20DOIS%20DIFERENTES%20M%C3%89TODOS%20PARA%20O%20ENSINO%20-%20TERINO%20DO%20FUTEBOL.pdf. Acesso em:17/10/2021
Rocha, P. G., Rocha, D. O., & Bertolasce, A. (2010). A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. Revista da educação fisica, Maringá, v. 21, 469-477.
ROMANHOLO, R. A., BAIA, F. C., PEREIRA, J. E., COELHO, E., & CARVALHAL, M.M. (2014). Estudo do desenvolvimento motor: análise do modelo teórico. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, 329-380.
Taveira, A. R., Vieira, G. R., Ribeiro, B. R., Santana, R. R., & Silva, G. R. (2017). Influênciada iniciação esportiva de futebol no desenvolvimento motor. REVISTA ELETRÔNICA DE TRABALHOS ACADÊMICOS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.