ÁGUAS DE MANI: Proposta de uma sequência didática utilizando atemática “manipueira como biofertilizante” para o ensino de Química contextualizado
Palavras-chave:
Ensino de Química, Contextualização, ManipueiraResumo
O processo de institucionalização de um ensino de Ciências estruturado no Brasil foi difícil, lento e foi consolidado apenas a partir do século XIX. A experimentação atrelada ao contexto pode ser utilizada como estratégia pelos educadores, auxiliando a criação de problemas que envolvam arealidade dos educandos, despertando questionamentos, estímulos e interesse pela investigação. Entendendo a importância da contextualização para melhor assimilação e compreensão do conteúdo, utilizamos a "manipueira" como temática para o desenvolvimento deste trabalho. A "manipueira" é um líquido substrato da prensa da polpa da mandioca (Manihot esculenta Crantz) e tem sido utilizada como biofertilizante na produção de hortaliças por conter elevados níveis de K, N, Mg, P, Ca, S, Fe e B. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo principal "propor uma sequência didática tendo como temática 'o uso da manipueira como biofertilizante' como proposta contextualizada para ensino de funções orgânicas”. A proposta apresentada para uma sequência didática nesta pesquisa apresenta caráter qualitativo, sendo sugerida a modalidade de pesquisa de campo. Os dados para avaliação desta proposta serão obtidos por meio de questionários semiestruturados e atividades desenvolvidas durante as aulas. Com os resultados obtidos, espera-se uma melhoria na aprendizagem dos participantes, fomentada pelas atividades experimentais contextualizadas desenvolvidas na sequencia de aulas proposta. Assim, com o advento de um ensino não convencional, baseado no contexto da região e do estudante, acreditamos no potencial desta proposta para a melhoria do ensino e em uma aprendizagem mais significativa para cada um dos participantes envolvidos.
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