FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA UFRB: UM PPC NOVO RESOLVE O PROBLEMA?

Autores

  • Laís Andrade Cortes
  • Maria da Conceição de Melo Tôrres

Palavras-chave:

Formação de `Professor de Inglês, Interculturalidade, Projeto Pedagógico

Resumo

Este artigo discute como tem sido realizada a formação de professores de Língua Inglesa (LI) no curso de Letras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB desde 2010 até o presente. Para isso, o estudo baseia-se em pressupostos da Linguística Aplicada, tendo como fundamentação teórica três perspectivas pedagógicas relevantes para a formação de um professor de LI: a Pedagogia Crítica (FREIRE, 2014), o Inglês como Lingua Franca (SIQUEIRA, 2012; EL KADRI; GIMENEZ, 2013; ANJOS, 2016) e a Abordagem Comunicativa Intercultural (BYRAM, 2009). A pesquisa também analisa e reflete criticamente sobre os Projetos Pedagógicos do curso – PPC e faz uso de uma metodologia de caráter quali-quanti de cunho etnográfico, na qual se analisam os dados coletados em pesquisa com questionários online junto a egressos do curso de Letras da UFRB.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Cortes, L. A., & Tôrres, M. da C. de M. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA UFRB: UM PPC NOVO RESOLVE O PROBLEMA?. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5237

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