IMPLANTAÇÃO DE GRUPOS TERAPÊUTICOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rebeca Garcia Solidade Barrêto
  • Eligleise Lucas dos Santos
  • Carolina Gusmão Magalhães

Palavras-chave:

Grupos Terapêuticos, NASF-AB, Práticas Educativas, Educação em Saúde

Resumo

A formação de grupos terapêuticos está sendo cada vez mais discutida e valorizada, pois possibilita a construção conjunta de conhecimentos que podem favorecer a adoção de hábitos saudáveis. O objetivo deste trabalho foi relatar uma experiência de planejamento e implementação de um grupo terapêutico,voltado para educação em saúde de indivíduos adultos com queixas relacionadas ao perfil nutricional. O estudo consiste em um relato de experiência vivenciado por uma discente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no período de junho a dezembro de 2018. O trabalho desenvolvido no grupo foi mediado pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde Família e Atenção Básica -NASF-AB voltado para promoção da saúde e qualidade de vida,abordando os aspectos biopsicossociais primordiais na promoção do cuidado.Foi possível observar que os participantes apresentaram melhora do ponto de vista antropométrico e melhora no aspecto psicológico e comportamental. O acompanhamento longitudinal dos componentes será fundamental para avaliar os benefícios da intervenção a médio e longo prazo.Constatou-se por meio dessa experiência, que a formação de grupos terapêuticos podem ser ferramentas importantes e impactantes como forma de promoção à saúde, além de, aumentar a efetividade da atuação NASF-AB na Estratégia Saúde da Família.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Barrêto, R. G. S., Santos, E. L. dos, & Magalhães, C. G. (2024). IMPLANTAÇÃO DE GRUPOS TERAPÊUTICOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Acadêmica GUETO, 6(14). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5188

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