RAÇA E CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

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Palavras-chave:

Cultura Afro-Brasileira, Formação de Professores, Lei 10.639/03

Resumo

A escola brasileira é constituída de uma diversidade cultural muito grande, faz parte do trabalho docente englobar tais culturas no processo de ensino. No ano de 2003 foi implementada a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de história da África e Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar. Assim, o presente trabalho vem discutir como está ocorrendo a formação de professor para que tal lei seja atendida. Um agravante é encontrado ao refletir sobre a formação inicial do professor de química, e de ciências da natureza e exatas. As grades curriculares desses cursos ainda tendem a uma valorização exacerbada das técnicas, e acabam por reproduzir o conhecimento baseado em estereótipos criados por visões colonizadoras. A má formação dos professores vem implicando numa visão de ciência e de cientista fragmentada e destoante da realidade, pouco se leva em conta as contribuições do povo africano e afro-brasileiro para a ciência. Mediante a isso, foi aplicada uma oficina de curta duração, durante uma disciplina do curso de Licenciatura em Química, com o intuito de observar como vem ocorrendo a formação de futuros professores de química frente aos debates étnicos-raciais. Notamos que existem lacunas muito grande na formação dos professores de química, que não são preparados para atuar com temas relacionados a história e cultura Africana ou Afro-brasileira em sala de aula.

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Referências

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santana, C. Q., Brandão, L. F. S. da P., & Silva, C. S. (2024). RAÇA E CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Acadêmica GUETO, 5(13). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5178

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