Transformação na formação e nas práticas no âmbito da Atenção à Saúde: o caminho da aprendizagem significativa

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologia, Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde

Resumo

É objetivo deste artigo discutir a aprendizagem significativa enquanto estratégia capaz de impactar satisfatoriamente na formação de sujeitos e de suas práticas na atenção à saúde. A contemporaneidade tem exigido rompimentos de paradigmas e mudanças de atitudes para dar conta de um modelo de atenção à saúde equânime, produtor de resultados, com serviços acessíveis e resolutivos. As demandas de hoje extrapolam sobremaneira a visão biológica. Suplantar os muros do biologicismo, de saberes compartimentalizados e considerar os aspectos psicológicos, sociais, ambientais e espirituais, significa ao menos mudar a postura profissional. E essa mudança precisa ser iniciada com uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. As metodologias ativas são se constituem respostas, mas apontam em muitos estudos como um caminho para a transformação educacional, à medida que se utiliza estratégias que problematizam a nossa realidade, a partir da ação-reflexão-ação para construção de soluções oportunas e favoráveis para cada contexto. Portanto, a abordagem construtivista é um caminho a ser seguido nesse processo de construção e ressignificação dos aprendizados. Dentro das reflexões apresentadas, é certo que existem muitas estratégias educacionais que englobam as metodologias ativas. A escolha pela ação deve estar alinhada com o objetivo, com a intencionalidade. Todavia, o que precisa estar em evidência é o favorecimento da autonomia do educando e que eles tenham controle sobre a sua aprendizagem, de modo que a mesma seja produtora de significados e de resultados para o mundo do trabalho e da vida.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Almeida, T. S. C. de, Passos, N. C. R., & Andrade, I. M. (2024). Transformação na formação e nas práticas no âmbito da Atenção à Saúde: o caminho da aprendizagem significativa. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5173

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