Educação do Campo e Pedagogia da Alternância
Palavras-chave:
Escola, Campo, Trabalho, Pedagogia da AlternânciaResumo
O presente artigo busca apresentar a relação entre educação do campo, escola e a Pedagogia da Alternância, destacando o trabalho como princípio educativo para um ensino que atenda as especificidades do povo campesino. A Pedagogia da Alternância, aqui, é compreendida como possibilidade, visto que, para que a a escola atenda às demandas do campo, é preciso que essa encare o trabalho com um princípio educativo, de modo que os povos que precisam/realizam do quesito laboral não sejam impedidos de estudar, conhecer, transpor ideias e conhecimentos da escola para o trabalho, mas também do trabalho ara a escola, enquanto espaço de aprendizagem embebido dos saberes oriundos das atividades diárias do povo campesino. Podemos dizer que a Educação do Campo se relaciona com a Pedagogia da Alternância, pois seus pilares se constituem pelas ideias de luta do povo do campo que através de movimento se reúnem para concretizar suas ideias. Ideias de transformação social, de luta pelos direitos e de cidadania. A Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância são exemplos de tal concretização.
Downloads
Referências
CALDART, Roseli Salete. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo, 2012.
FÁVERO, Osmar e OLIVEIRA, Rosa dos Anjos. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 1, n. 1, (nov. 1981- ) - Brasília: O Instituto, 1981. Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-leituras/REVISTECA/revista%20em%20aberto%20n%C2%BA%2011.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.