Validação de teorias e instrumentos de medida: contribuições da psicometria ao estudo dos Valores de Consumo

Autores

Palavras-chave:

Validade, Psicometria, Valores de Consumo

Resumo

Este trabalho aborda a questão da validação de teorias psicológicas e instrumentos de medida relativos a construtos que podem ser utilizados no campo da educação e psicologia. O faz a partir da apresentação e discussão de um conjunto de estudos inseridos no processo contínuo de validação de uma proposta de avaliação dos valores de consumo junto a brasileiros/as de diferentes regiões geográficas. Apresenta resultados de pesquisas empíricas realizadas sobre o tema ao longo de quinze anos, com destaque para a aplicação de diferentes métodos de análise que podem ser úteis a pesquisadores/as de diversas áreas interessados/as em validar modelos teóricos e instrumentos de medida. O estudo contribui com a discussão acerca da aferição de evidências de validade para uso de instrumentos de medida referentes a construtos e ratifica a convergência dos valores de consumo aos valores humanos mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alfinito, S.; Torres, C. V. Modelo de influência cultural no consumo: uma proposta baseada em axiomas sociais. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 5, p. 15-38, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000500002 Acesso em: 31 oct. 2024.

Allen, M. W. A practical method for uncovering the direct and indirect relationships between human values and consumer purchases. Journal of Consumer Marketing, v. 18, n. 2, p. 102-120, 2001. Disponível em: http://doi.org/ 10.1108/07363760110385983 Acesso em:

oct. 2024.

Allen, M. W.; Ng., S. H. Human values, utilitarian benefits and identification: The case of meat. European Journal of Social Psychology, v.33, n. 1, p. 37-56, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ejsp.128 Acesso em: 31 oct. 2024.

Allen, M. W.; Ng., S. H.; Wilson, M. A functional approach to the instrumental values and terminals and the system of the attitude-behavior of the value of the consumer. European Journal of Marketing, v. 36, n. 1, p. 111-135, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03090560210412728 Acesso em: 31 oct. 2024.

Alves, A. R. A satisfação do consumidor no contexto da psicologia de mercado: Aplicação ao serviço móvel celular: um modelo estrutural. Tese de Doutorado, Programa de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2005.

American Psychological Association - APA. Publication Manual of the American Psychological Association. 6th. The American Psychological Association, APA, Washington, DC, 2010.

American Educational Research Association – AERA; American Psychological Association – APA; Nacional Concil on Measurement in Education – NCME. Standards for Educational and Psychological Testing. American Educational Research Association, Washington, DC, 2014.

Bilsky, W. A estrutura de valores: sua estabilidade para além de instrumentos, teorias, idade e culturas. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 3, p. 12-33, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000300003 Acesso em: 31 oct. 2024.

Bilsky, W.; Janik, M.; Schwartz, S. H. (2011). The structural organization of human values: Evidence from three rounds of the European Social Survey (ESS). Journal of CrossCultural Psychology, v. 42, p. 759-776, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022022110362757 Acesso em: 31 oct. 2024.

Borsboom, D. (2006). The attack of the psychometricians. Psychometrika, v. 71, n. 3, p. 425- 440, 2006.

Borsboom, D.; Mellenbergh, G. J.; Heerden, J. V. The concept of validity. Psychological Review, v. 11, n. 4, p. 1061-1071, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033- 295X.111.4.1061 Acesso em: 31 oct. 2024.

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Avaliação Psicológica: Diretrizes para a regulamentação da profissão. 1ª Edição. Brasília-DF: CFP, 2010.

Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP N.º 02/2003. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001, 2003.

Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico-USF, 18(2), 211-220, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000200005 Acesso em: 31 oct. 2024.

Domenico, S. M. R. Valores relativos à competição organizacional: um novo olhar na pesquisa de valores em ambientes empresariais. Em M. L. M. Teixeira (Ed.). Valores humanos e gestão: novas perspectivas (pp. 143-172). São Paulo: Senac, 2008

Garson, D. G. Testing statistical assumptions. Statitical Association Publishing. Disponível em: http://www.statisticalassociates.com/assumptions.pdf, 2012. Acesso 31 oct. 2024.

Gouveia, V. V. (2003). A natureza motivacional dos valores humanos: evidências acerca de uma nova tipologia. Estudos de Psicologia, 8(3), 431-443. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000300010 Acesso 31 oct. 2024.

Gouveia, V. V. O individualismo e o coletivismo normativo: comparação de dois modelos. Em M. Ros ; V. V. Gouveia (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: Desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados (p.115-147). São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

Gouveia, V. V.; Andrade, J. M.; Milfont, T. L.; Queiroga, F.; Santos, W. S. (2003). Dimensões normativas do individualismo coletivismo: É suficiente a dicotomia pessoal vs social? Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 223-234, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000200002 Acesso 31 oct. 2024.

Gouveia, V. V.; Martinez, E.; Meira, M. ; Milfont, T. L. (2001). A estrutura e o conteúdo universais dos valores humanos: análise fatorial confirmatória da tipologia de Schwartz. Estudos de Psicologia, 6 (2), p. 133-142, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000200002 Acesso 31 oct. 2024.

Hair, J. F.; Anderson, R. E.; Tathan, R. L.; Black, W. C. Análise Multivariada de Dados. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2005

Horn, J. L. A rationale and technique for estimating the number of factors in factor analysis. Psychometrika, 30(1), 179-185, 1965. Disponível em:

https://link.springer.com/article/10.1007/BF02289447 Acesso 31 oct. 2024.

Kaže, V. The impact of customer values no purchasing behavior: A case of Latvian insurance market. Economics and Management, 15, 605-611, 2010.

Lee, J. A.; Soutar, G. N.; Sneddon, J. Personal Values and Social Marketing: Some Research Suggestions. Journal of Research of Consumers, 8, 1-7, 2010.

Lee, J. A.; Soutar, G. N.; Daly, T. M.; Louviere, J. J. Schwartz Values Clusters in the United States and China. Journal of Cross-Cultural Psychology, 42(2) 234–252, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022022110396867 Acesso 31 oct. 2024.

Lorenzo-Seva, U.; Ferrando, P. J. Factor: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavior Research Methods,38(1), 88-91, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3758/BF03192753 Acesso 31 oct. 2024.

Meireles, E. Construção e Validação do Inventário Fatorial dos Valores de Consumo. (Dissertação de Mestrado), 2007. Disponível em: www.repositorio.bce.unb.br/handle/10482/2998 Acesso 31 oct. 2024.

Meireles, E., Pasquali, L., Alves, A. R., Araújo, B. C., ; Nepomuceno, M. V. (2003). Comportamento do Consumidor: Um estudo teórico para a construção e validação de um instrumento de medida para os valores de consumo.. In: 33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP: Psicologia: Compromisso com a vida. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 33, 258-258, 2003.

Meireles, E.; Pasquali, L. Evidências de Validade e Precisão para o Inventário Fatorial dos Valores de Consumo (IFVC). Revista Sul-Americana de Psicologia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 164–193, 2018. Disponível em: https://ediciones.ucsh.cl/index.php/RSAP/article/view/1741. Acesso em: 31 oct. 2024.

Meireles, E. Evidências de validade e precisão para medidas aplicadas ao estudo do comportamento do consumidor do serviço móvel pessoal. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, 2015. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/8208742217552181.pdf Acesso 31 oct. 2024.

Ng., S. I.; Lee, J. A.; Soutar, G. N. Are Hofstede’s and Schwartz’s value frameworks congruent? International Marketing Review, 24(2), 164-180, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02651330710741802 Acesso 31 oct. 2024.

Pasquali, L. Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

Pasquali, L.; Alves, A. R. Validação do Portraits Questionnaire – PQ de Schwartz para o Brasil. Avaliação Psicológica, 3(2), 73-82, 2004. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 04712004000200002#:~:text=O%20instrumento%20Portraits%20Questionnaire%20%2 D%20PQ,pa%C3%ADs%20s%C3%A3o%2C%20geralmente%2C%20favor%C3%A1vei s. Acesso 31 oct. 2024.

Pepper, M.; Jackson, T.; Uzzell, D. An examination of the values that motivate socially conscious and frugal consumer behaviours. International Journal of Consumer Studies, 33, 126-136, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1470-6431.2009.00753.x Acesso 31 oct. 2024.

Pimenta, C.; Meireles, E. (2012). Inventário Fatorial dos Valores de Consumo Reduzido – IFRV-R: Evidências de Validade e Precisão em Amostras Baianas. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – CBPOT. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.cbpot2012.com.br/anais/index.php

Pimenta, C.; Meireles, E.; Sales, R.; Leite, L. Relações entre Valores de Consumo, Atitudes pró-ambientais e intenção de descarte seletivo de lixo [Resumo]. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – CBPOT. Rio de Janeiro, 2012. Recuperado de http://www.cbpot2012.com.br/anais/index.php Acesso 31 oct. 2024.

Porto, J. B.; Pilati, R. Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho – EVT-R. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(1), 73-82, 2010. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000100010 Acesso 31 oct. 2024.

Porto, J. B.; Tamayo, A. Desenvolvimento e validação da escala de valores do trabalho – EVT. Psicologia Teoria e Pesquisa, 19, 145-152, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000200006 Acesso 31 oct. 2024.

Primi, R.; Muniz, M.; Nunes, C. H. S. (2009). Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos.[p. 243-265]. Em: C. S. Hutz (Org.). Avanços e polêmicas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

Rokeach, M. The nature of human values. New York: Free Press, 1973. Ros, M. Los valores culturales y el desarrollo socioeconómico: una comparación entre teorías culturales. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 99 (3), 9-33, 2002.

Ros, M.; Gouveia, V. V. Validade dos modelos transculturais sobre os valores. Em M. Ros. ; V. V. Gouveia (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: Desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados. (p.205-235). São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

Sass, D. A. Testing measurement invariance and comparing latent factor means within a confirmatory factor analysis framework. Journal of Psychoeducational Assessment, 29(4), 347-363, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0734282911406661 Acesso 31 oct.

Schwartz, S. H. Universals in the context and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries. Em M. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (pp. 1-65). Orlando: Academic Press, 1992.

Schwartz, S. H. A theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology an International Review, 48, 23-47, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.1999.tb00047.x Acesso 31 oct. 2024.

Schwartz, S. H. A proposal for measuring value orientations across nations. In Questionnaire Development Package of the European Social Survey (pp. 259–319), 2003. Disponível em: http://www.europeansocialsurvey.org/index.php?option_com_docman;task_doc_view;gid_12

;Itemid_80 Acesso 31 oct. 2024.

Schwartz, S. H. (2005). Valores humanos básicos: seu contexto e estrutura inter-cultural. Em A. Tamayo; J. B. Porto (Orgs.). Valores e comportamento nas organizações (p. 21-55). Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

Schwartz, S. H. Há aspectos universais na estrutura e no conteúdo dos valores humanos? Em M. Ros. ; V. V. Gouveia (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: Desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados. (p.55-85). São Paulo: Senac,

Schwartz, S. H. An Overview of the Schwartz Theory of Basic Values. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1).2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9707/2307- 0919.1116 Acesso 31 oct. 2024.

Schwartz, S. H. et al. Refining the Theory of Basic Individual Values. Journal of Personality and Social Psychology, 103(4), 663-688, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/a0029393 Acesso 31 oct. 2024.

Schwartz, S. H.; Lehmann, A.; Melech, G.; Burgess, S.; Harris, M. Validation of a theory of basic human values with a new instrument in new populations. Journal of Cross-Cultural Psychology, 32(5), 519-542, 2001.

Singelis, T. M. Some Thoughts on the future of cross-cultural social psychology. Journal of Cross-Cultural Psychology, 13 (1), 76-91, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022022100031001007 Acesso 31 oct. 2024.

Tamayo, A.; Mendes, A, M.; Paz, M. G. T. (2000). Inventário dos valores organizacionais. Estudos de Psicologia, 5(2), 289-315, 2000. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S1413-294X2000000200002 Acesso 31 oct. 2024.

Tamayo, A.; Porto, J. (2009). Validação do Questionário de Perfis de Valores (QPV) no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 369-376, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010 Acesso 31 oct. 2024.

Tamayo, A.; Schwartz, S. H. Estrutura motivacional dos valores humanos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9(2), 329-348, 1993.

Thøgersen, J.; Ölander, F. Human values and the emergence of a sustainable consumption pattern: A panel study. Journal of Economic Psychology, 23, 605–630, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0167-4870(02)00120-4 Acesso 31 oct. 2024.

Torres, C. V.; Schwartz, S. H.; Nascimento, T. G. Teoria de Valores Refinada: associações com comportamento e evidências de validade discriminante e preditiva. Psicol. USP v. 27, n. 2, p. 341-356. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420150045 Acesso: 31 out 2024.

Triandis, H. C. Individualism-collectivism. Boulder, CO: Westview Press, 1995.

Urbina, S. Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Vigaray, M. D. J.; Hota, M. Schwartz values, consumer values and segmentation: the spanish fashion apparel case. Lille Economie; Management, 8, 2-32, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Meireles, E. (2024). Validação de teorias e instrumentos de medida: contribuições da psicometria ao estudo dos Valores de Consumo. Revista Acadêmica GUETO, 10(20). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5266

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.