Bob Marley é Muito Importante

Autores

  • Thais Machado

Palavras-chave:

Bob Marley, Educação, Racismo

Resumo

O trabalho aqui apresentado surgiu a partir de um episódio vivenciado por um adolescente, estudante da rede pública de ensino, que ao portar um boné com a imagem do grande ícone do reggae jamaicano, Bob Marley, foi abordado por uma professora da escola, a qual se referiu ao regueiro de forma discriminatória e o definiu como drogado. Tal experiência será tratada aqui com a perspectiva e problematização de que o fato ocorrido se enquadre como manifestação do preconceito e discriminação racial, que representa violação dos direitos dos alunos, trazendo consigo obstáculos ao processo educacional, e será a experiência aqui analisada justamente como um território. Este artigo tem como debate a questão do desafio pela construção de um projeto escolar de educação comprometido com a transformação social e a superação de desigualdades estruturais de nossa sociedade. Para enfrentá-lo é preciso se por incansável e perseverante na insistência pela reflexão do problema e pelo próprio debate, e no desenvolvimento de estudos e de problematizações que possam contribuir para uma efetiva mudança, na qual se possa recolocar a história, a cultura e a identidade de povos que historicamente tem sido negado, insultados e subordinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, 2005.

Fernanco César Ferreira Gouvêa; Luiz Fernandes de Oliveira; Sandra Reina Sales. organização. Educação e relações étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas / -1 ed. - Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii; Brasília, DF: CAPES, 2014.

GUATTARI, F. Sobre a produção da subjetividade. (S. Rolnik; Trad.). Texto mineografado usado em curso de pós-graduação em Psicologia da PUC-São Paulo, 1986.

LINS, Jaqueline Wildi. Para uma história das sensibilidades e das percepções: vida e obra em Valda Costa. 2008. 294 f. Tese (Doutorado em História Cultural) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

Mário Theodoro, Luciana Jaccoud, Rafael Osório, Sergei Soares, organização. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição / - Brasília: Ipea, 2008.

MUNANGA, Kabengele organizador. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada - [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.

Tatiana Dias Silva, Fernanda Lira Goes, organizadoras Igualdade racial do Brasil: reflexões no Ano Internacional dos Afrodescendentes/. - Brasília: Ipea, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Machado, T. (2024). Bob Marley é Muito Importante. Revista Acadêmica GUETO, 2(04). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5056

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.