A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v6i2.532

Palavras-chave:

Nietzsche; Cultura; Modernidade; História; Educação.

Resumo

O presente artigo discute a crítica de Friedrich Nietzsche ao modo como a noção de história foi utilizada, enquanto um saber objetivo, no âmbito da cultura e da educação na modernidade. O filósofo sustenta que na cultura moderna há um uso desmedido da história, o que constitui um vício que legitima as pseudo-culturas. A educação é, por excelência, o meio propagador da cultura e, segundo Nietzsche, a educação moderna reproduz e legitima um tipo de saber superficial e especializado, que é contrário à vida. No presente artigo elucida-se o conceito de cultura nietzschiano, a fim de compreender as linhas gerais dos apontamentos do filósofo acerca da relação entre história, cultura e educação na modernidade.

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Biografia do Autor

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo – Brasil, professor de filosofia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina - Brasil.

Rodrigo Abrantes Cesar, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina – Brasil, mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina – Brasil.

Referências

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

KRAEMER, Celso; CESAR, Rodrigo Abrantes. A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 14–26, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v6i2.532. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/532. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos