A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v6i2.532

Palabras clave:

Nietzsche; Cultura; Modernidade; História; Educação.

Resumen

O presente artigo discute a crítica de Friedrich Nietzsche ao modo como a noção de história foi utilizada, enquanto um saber objetivo, no âmbito da cultura e da educação na modernidade. O filósofo sustenta que na cultura moderna há um uso desmedido da história, o que constitui um vício que legitima as pseudo-culturas. A educação é, por excelência, o meio propagador da cultura e, segundo Nietzsche, a educação moderna reproduz e legitima um tipo de saber superficial e especializado, que é contrário à vida. No presente artigo elucida-se o conceito de cultura nietzschiano, a fim de compreender as linhas gerais dos apontamentos do filósofo acerca da relação entre história, cultura e educação na modernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo – Brasil, professor de filosofia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina - Brasil.

Rodrigo Abrantes Cesar, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina – Brasil, mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina – Brasil.

Citas

BARROS, Marcio B. Nietzsche e o Problema da Cultura. Tese de Doutorado em Filosofia. Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=vtls000408654m , acessado dia 23/02/2012

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia a História. In: Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2005.

KOFMAN, Sarah. Os conceitos de cultura nas Extemporâneas ou a dupla dissimulação, In: Nietzsche Hoje?. MARTON, Scarlet (org.). São Paulo: Brasiliense, 1985.

HABERMAS.Jünger. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 2010.

NIETZSCHE.F. Unzeitgemässe Betrachtungen I, in Kritiche Studienausgabe, Vol. 1, Berlin: Walter de Gruyter, 1978.

NIETZSCHE.F. Nietzsche: Escritos sobre história. Da utilidade e desvantagem da história para a vida. SOBRINHO, N. (org). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.

NIETZSCHE.F. David Strauss, o sectário e o escritor. São Paulo: Escala, 2008.

NIETZSCHE.F. Nietzsche: Escritos Sobre Educação. Sobre o Futuro de Nossos estabelecimentos de ensino. SOBRINHO, N. (org). Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2009.

NIETZSCHE.F. Ecce-Homo: como cheguei a ser o que sou. São Paulo: Martin Claret, 2003.

Publicado

2012-12-14

Cómo citar

KRAEMER, Celso; CESAR, Rodrigo Abrantes. A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 14–26, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v6i2.532. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/532. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos