Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.567Mots-clés :
Emancipação; Democracia; Alienação; Educação; Liberdade.Résumé
Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores)
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad.: Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad.: Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Trad.: Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.
DEWEY, John. Teoria da Vida Moral. Trad.: Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme; Anísio S. Teixeira; Leônidas Contijo de Carvalho. In: Dewey. São Paulo: Nova Cultural. 1980. (Os Pensadores)
DURANT, Will. História da Filosofia. Trad.: Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
SCHMITZ, Egídio F.. O Pragmatismo de Dewey na Educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A., 1980.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...