Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno

Auteurs

  • Karina de Matos Nunes Colla Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lauro de Matos Nunes Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.567

Mots-clés :

Emancipação; Democracia; Alienação; Educação; Liberdade.

Résumé

Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Karina de Matos Nunes Colla, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná – Brasil.

Lauro de Matos Nunes Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina - Brasil.

Références

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores)

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad.: Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad.: Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Trad.: Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.

DEWEY, John. Teoria da Vida Moral. Trad.: Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme; Anísio S. Teixeira; Leônidas Contijo de Carvalho. In: Dewey. São Paulo: Nova Cultural. 1980. (Os Pensadores)

DURANT, Will. História da Filosofia. Trad.: Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

SCHMITZ, Egídio F.. O Pragmatismo de Dewey na Educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A., 1980.

Téléchargements

Publiée

2013-12-15

Comment citer

COLLA, Karina de Matos Nunes; FILHO, Lauro de Matos Nunes. Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–107, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.567. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/567. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos