Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno

Autores/as

  • Karina de Matos Nunes Colla Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lauro de Matos Nunes Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.567

Palabras clave:

Emancipação; Democracia; Alienação; Educação; Liberdade.

Resumen

Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina de Matos Nunes Colla, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná – Brasil.

Lauro de Matos Nunes Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina - Brasil.

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores)

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad.: Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad.: Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Trad.: Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.

DEWEY, John. Teoria da Vida Moral. Trad.: Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme; Anísio S. Teixeira; Leônidas Contijo de Carvalho. In: Dewey. São Paulo: Nova Cultural. 1980. (Os Pensadores)

DURANT, Will. História da Filosofia. Trad.: Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

SCHMITZ, Egídio F.. O Pragmatismo de Dewey na Educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A., 1980.

Publicado

2013-12-15

Cómo citar

COLLA, Karina de Matos Nunes; FILHO, Lauro de Matos Nunes. Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–107, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.567. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/567. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos