Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie

Autores

  • Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v3i1.489

Palavras-chave:

Estética; Definição da arte; Arte contemporânea.

Resumo

No artigo O mito da atitude estética, dentre outros trabalhos, o filósofo George Dickie se opõe a teses que circunscrevem a apreciação das obras de arte a determinados estados psicológicos centrados na noção de desinteresse prático e que fundamentariam o único espaço onde elas teriam significado enquanto tais. Nosso propósito aqui, num primeiro momento, será explicitar um dos aspectos pontuais desta crítica, qual seja, a análise e objeção ao conceito de “atitude estética” defendido por Jerome Stolnitz. Num segundo momento, questionaremos se, de modo geral, a objeção àquele conceito pode ser estendida ao valor da estética (não apenas vinculada à certa “atitude”), considerada irrelevante para a teoria institucional da arte, o centro da filosofia de Dickie. Nesta direção, retomaremos a antiga discussão sobre a demarcação de fronteiras entre estética e filosofia da arte, mas o faremos a partir da perspectiva de Dickie e, longe de esgotá-la, apenas indicaremos possíveis caminhos para a relação entre estas duas instâncias.

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Biografia do Autor

Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira, Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

Mestrando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil, onde desenvolve pesquisa na área de Estética e Filosofia da Arte, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) – Brasil.

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Publicado

2011-06-14

Como Citar

FERREIRA, Guilherme Ronan de Souza E. Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 22–35, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v3i1.489. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/489. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos