Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie

Autores/as

  • Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v3i1.489

Palabras clave:

Estética; Definição da arte; Arte contemporânea.

Resumen

No artigo O mito da atitude estética, dentre outros trabalhos, o filósofo George Dickie se opõe a teses que circunscrevem a apreciação das obras de arte a determinados estados psicológicos centrados na noção de desinteresse prático e que fundamentariam o único espaço onde elas teriam significado enquanto tais. Nosso propósito aqui, num primeiro momento, será explicitar um dos aspectos pontuais desta crítica, qual seja, a análise e objeção ao conceito de “atitude estética” defendido por Jerome Stolnitz. Num segundo momento, questionaremos se, de modo geral, a objeção àquele conceito pode ser estendida ao valor da estética (não apenas vinculada à certa “atitude”), considerada irrelevante para a teoria institucional da arte, o centro da filosofia de Dickie. Nesta direção, retomaremos a antiga discussão sobre a demarcação de fronteiras entre estética e filosofia da arte, mas o faremos a partir da perspectiva de Dickie e, longe de esgotá-la, apenas indicaremos possíveis caminhos para a relação entre estas duas instâncias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira, Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

Mestrando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil, onde desenvolve pesquisa na área de Estética e Filosofia da Arte, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) – Brasil.

Citas

DANTO, A. Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea. Ars, nº 12, São Paulo, p. 15-28, 2008.

DANTO, A. O filósofo como Andy Warhol. Ars, nº 4, São Paulo, p. 98-115, 2004.

DANTO, A. O mundo da arte. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 79-99.

DICKIE, G. Definindo arte: intensão e extensão. In: Estética: fundamentos e questões de Filosofia da Arte. KIVY, P. (Org.). São Paulo: Paulus, 2008. p. 63-83.

KIVY, P. Introdução à Estética: uma abordagem analítica. Lisboa: Bizâncio, 2008.

KIVY, P. Le mythe de l’attitude esthétique (1964). In: LORIES, D. (Org.). Philosophie analytique et esthétique. Paris: Klincksieck, p. 115-134, 1988.

KIVY, P. O que é arte?. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 101-118.

KIVY, P. The institutional theory of art. In: CARROLL, N. (Org.). Theories of art today. Madison: University of Wisconsin Press, 2000.

GREENBERG, C. A pintura moderna. In: BARTOCK, G. (Org.). A nova arte. Perspectiva, São Paulo, 1986. P. 95-106.

HEGEL, G. W. F. Estética: a idéia e o ideal; Estética: o belo artístico ou o ideal. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

SOULAGES, F. Estética e método. Ars, São Paulo, nº 4, p. 19-41. 2004.

STOLNITZ, J. A atitude estética. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 45-60.

WOLLHEIM, R. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Publicado

2011-06-14

Cómo citar

FERREIRA, Guilherme Ronan de Souza E. Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 22–35, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v3i1.489. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/489. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos