O ser que acontece em Luigi Pareyson
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i3.3466Mots-clés :
Luigi Pareyson; Acontecer; Obra-forma; Teoria da Arte.Résumé
O nexo decisivo da teoria da arte em Luigi Pareyson consiste em uma metafísica da criação artística. No texto que propomos aqui, o cerne da questão é o ser que acontece - Acontecer - não significa para Pareyson o Ereignis heideggeriano, mas o acontecer na arte e na pessoa. É na arte, que pode ser entendida a teoria da formatividade onde todo operar humano é uma feitura de formas reunidas na noção de obra-forma. Os aspectos da operatividade humana têm um caráter essencial de formatividade, concretizando-se em um acontecer que resulta em obras. Mas, só fazendo-se forma é que a obra acontece em sua irrepetível realidade; separada de seu autor e adquirindo vida própria, na sua indivisível unidade, abrindo-se à exigência e ao reconhecimento de seu valor singular e irrepetível. Formatividade é produção artística, feitura-invenção-acontecimento até a sua recepção pública. A experiência estética e a experiência concreta caminham de mãos dadas. O artista, ao criar, inventa leis e ritmos totalmente novos, por meio de uma livre escolha sugerida, tanto pela tradição cultural quanto pelo mundo físico, um acontecer cuja decodificação ocorre pela perseverança e dedicação do artista. Infere-se, pois, que o cerne da formatividade é a recorrência direta à experiência. É nesse sentido que ao longo do texto se evidenciará a visão receptiva, inventiva e produtiva, simultaneamente; o acontecer segue a inteireza própria da formação da obra de arte e da ideia de Obra-forma; a feitura-criação da arte e sua inseparabilidade.
Téléchargements
Références
CANEVA, Claudia. Belezza e persona. L’esperienza estetica come epifania dell’umano in Luigi Pareyson. Roma: Armando Editore, 2008.
CIGLIA, Francesco Paolo. Ermeneutica e libertà. L’itinerario filosofico di Luigi Pareyson. Roma: Bulzoni, 1995.
GIVONE, Sergio. Storia dell’estetica. Roma-Bari: Laterza, 1990.
PAREYSON, Luigi. Conversazioni di estetica. Milão: Mursia, 1966b.
PAREYSON, Luigi. Esistenza e persona. Gênova: Il melangolo, 2002.
PAREYSON, Luigi. Estetica. Teoria della formatività. Milão: Bompiani, 2005.
PAREYSON, Luigi. Interpretazione e storia. In: Opere complete, v. 14. Milão: Mursia, 2007.
PAREYSON, Luigi. I problemi dell’estetica. Milão: Marzorati, 1966a.
PAREYSON, Luigi. L’esperienza artistica. Milão: Marzorati, 1974.
PAREYSON, Luigi. Problemi dell’estetica. I. Teoria. In: Opere complete, v. 10. Milão: Mursia, 2009.
PAREYSON, Luigi. Teoria dell’arte. Milão: Marzorati, 1965.
TOMATIS, Francesco. Pareyson. Vita, filosofia, bibliografia. Brescia: Morcelliana, 2003.
URIBE, Íris. F. S. Ontologia e Estética em Luigi Pareyson. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Iris Uribe 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...