O trabalho pedagógico com a filosofia na escola
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2339Mots-clés :
Escola; Ensino de Filosofia; Trabalho Docente; Ensino e Aprendizagem em Filosofia.Résumé
O artigo discute a presença da Filosofia como componente curricular na Escola. Seu objetivo é formular elementos que ensejem a discussão sobre a possibilidade de organização do trabalho pedagógico mediadores de ensino e aprendizagem. Para tanto, faz-se uma breve reflexão sobre a escola, o trabalho docente – notadamente naquilo que se refere à relação professor/aluno.
Téléchargements
Références
BADIOU, Alain. A situação da Filosofia no mundo contemporâneo. In. Para uma nova teoria do sujeito: conferências brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo. Unesp, 1999.
COSTA, L. e RODRIGUES, L. Sala de Aula: o encontro nosso de cada dia. In: OSOWSKI, C. (Org.). Provocações da sala de aula. São Paulo: Loyola, 1999. Pp. 13-40
ENGUITA, Mariano. A Face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre. Artes Médicas, 1989.
FERREIRA JUNIOR, Wanderley J. Filosofia e Educação (Online), ISSN 1984-9605. Volume 3, Número 1, Abril de 2011- Setembro de 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Il Materialismo Storico. Torino. Ed. Reuniti, 1975.
KANT, E. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco C. Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1999.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da Escola. Uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. 2ª Ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2014.
MATOS, Junot Cornélio. Professor Reflexivo? Apontamentos para o debate. In GERALDI/FIORENTINI/PEREIRA, Corinta/Dario/Elisabete. Cartografias do Trabalho Docente – professor(a)-pesquisador(a). – Campinas/SP: Mercado de Letras – Associação de Leitura do Brasil (ALB). 1998 (Coleção Leituras no Brasil), 1998. Pp. 277 a 306.
MATOS, Junot Cornélio. Escola: Espaço para a formação de formadores. In: OSOWSKI, C. (Org.). Provocações de sala de aula. São Paulo: Loyola, 1999.
POSTIC, M. A relação pedagógica. Tradução de João Nunes Torrão. Coimbra: Coimbra Editora, 1984.
RABUSKE, E. Antropologia Filosófica. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1981.
SILVA, M. Cecília P. da A Paixão de Formar: da psicanálise à educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SAVIANI, D. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. S. P.: Cortez. 1980.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1991.
SEVERINO, A. Joaquim. Filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In:GHIRALDELLI Jr. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A., pp. 267-328. 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Junot Matos 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...