Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1351Palavras-chave:
Hermenêutica; Dilthey; Ciências humanas; Pedagogia; Educação.Resumo
Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão sobre pedagogia e sua cientificidade possível, tendo como contexto o confronto com o positivismo do século XIX e a fundação das ciências do espírito em contraposição às da natureza. É nesse sentido, que o problema da consciência histórica - e sua finitude, articula a autonomia da pedagogia, sem a influência do empirismo científico e as exigências da pedagogia tradicional.
Downloads
Referências
AMARAL, M. N. Período clássico da hermenêutica filosófica na Alemanha. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
BAMBACH, Ch. Heidegger, Dilthey, and the crisis of historicism. New York: Cornell University, 1995.
CASANOVA Marco A. Apresentação. In: DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas. Tradução de. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas. Tradução de M. A. Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
DILTHEY. Fundamentos de un sistema de Pedagogia. 3. ed. Buenos Aires: Losada. 1949.
GADAMER, H-G. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GADAMER. El giro hermenéutico. Traducción de Arturo Parada. Madrid: Cátedra, 2007.
GADAMER. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998.
GRONDIN, Jean. Introdução à Hermenêutica filosófica. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Tradução Luiz Repa. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.
HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores).
LAGE, Sérgio de Lima. Dilthey e Freud: a psicanálise frente à epistemologia das ciências do espírito. Rio de Janeiro: PUC. Dissertação de Mestrado, 2003.
MOURA, R. Licenciatura em História: lugar hermenêutico para pensar sentidos de uma aula. Arquivos analíticos de políticas educativas. Vol. 21, No. 24, mar. Disponível em https://www.redalyc.org/html/2750/275029728024/
ORTEGA Y GASSET, J. Goethe. Dilthey. Madrid: Alianza Editorial, 1983.
PALMER, R. Hermenêutica. Tradução Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2006.
SCHNÄDELBACH, Herbert. Philosophy in Germany 1831–1933. Cambridge University Press. 1984.
SCOCUGLIA, J. B. C. A hermenêutica de Wilheim Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas. In: Sociedade e Estado, Brasília, v. 17, n. 2, p. 249-281, jul./dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mauricio Bueno da Rosa, Rosana Silva de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...