Etnocentrismo e liberalismo no neopragmatismo de Rorty

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1211

Mots-clés :

Filosofia; Etnocentrismo; Liberalismo; Neopragmatismo.

Résumé

O propósito deste artigo é investigar a relação entre as noções de etnocentrismo e liberalismo na perspectiva do filósofo neopragmatista Richard Rorty. Nesse sentido, mostramos que essa tênue filosofia política, centrada nas referidas noções, enfatiza a conectividade entre as práticas conversacionais e as questões morais, políticas e sociais compartilhada por culturas diferentes. Na filosofia de Rorty, sua noção branda de etnocentrismo atua como um elemento articulador entre sua perspectiva anti-representacionista de conhecimento e sua versão de liberalismo político. A partir da crítica naturalista que inviabiliza as explicações transcendentais sobre a realidade, Rorty extrai as consequências historicistas necessárias para sua proposição de que há não limites, exceto os de caráter conversacional, para a apreensão e descrição do conhecimento. Nessa proposta etnocêntrica na qual não existe nada que seja transcendente em relação às práticas culturais, contingentes e históricas, tudo é considerado como dependente do provisório consenso intersubjetivo, em termos vocabulares e políticos de determinada comunidade e época.

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Biographie de l'auteur

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI, Brasil.

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Publiée

2019-10-15

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SILVA, Heraldo Aparecido. Etnocentrismo e liberalismo no neopragmatismo de Rorty. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 145–155, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1211. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1211. Acesso em: 22 nov. 2024.

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