Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos: transformações institucionais e crise disciplinar, 1970-1980

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.787

Palabras clave:

Filosofia norte-americana contemporânea; Richard Rorty; Filosofia pós-analítica; Ensino superior.

Resumen

Pode a história das instituições de ensino superior nos ajudar a compreender as causas de controvérsias filosóficas e os processos de mudança intelectual pelo qual velhos estilos intelectuais são substituídos por novos? Neste artigo, associo a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos a partir da década de 1970 à reforma e expansão do sistema de ensino superior daquele país na segunda metade do século XX, que afetou a filosofia enquanto disciplina acadêmica e profissão. Tomando como ponto de partida as reflexões de Richard Rorty a respeito do estado da disciplina no início dos anos 1980, mostro como seu diagnóstico de crise disciplinar, elaborado na forma de uma crítica filosófica aos pressupostos teóricos e metodológicos da filosofia analítica, é resultado de um processo mais longo e amplo de transformação das bases institucionais da vida filosófica profissional nos Estados Unidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joaquim Elói Cirne de Toledo Júnior, Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), São Paulo – Brasil.

Citas

APEL, K. O. Towards a transformation of philosophy. Tradução de Adey, G. e Fisby, D. Milwakee: Marquette University Press, [1973] 1998

BOURDIEU, P. L’ontologie politique de Martin Heidegger. Paris: Editions de Minuit, 1977.

BOURDIEU, P. Homo Academicus. Trad. Peter Collier. Palo Alto: Stanford University Press, 1990.

BURT, R. S. Structural holes and good ideas. American journal of sociology vol. 110, no. 2, pp. 349-399, 2004.

CAMPBELL, J. A thoughtful profession. The early years of the American Philosophical Association. Chicago: Open Court, 2006.

COLLINS, R. For a sociological philosophy. Theory and society, vol. 17 no. 5, 99. 669-702, 1988.

COLLINS, R. The sociology of philosophies: a global theory of intellectual change. Cambridge: Harvard University Press, 1998.

CUSSET, F. French theory: how Foucault, Derrida, Deleuze & Co. transformed the intellectual life of the United States. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

DANTO, A. C. Philosophy as/and/of literature. Proceedings and addresses of the American Philosophical Association, vol. 58, no. 1, setembro de 1984.

FEYERABEND, P. Against method. Londres: New Left Books, 1975.

FRICKEL, S. e GROSS, N. A general theory of scientific/intellectual movements. American sociological review, vol. 70, no. 2, pp. 204-232, 2005.

GEIGER, R. L. Demography and curriculum: the humanities in higher education from the 1950s through the 1980s. In Hollinger. D. A. (org.) The humanities and the dynamics of inclusion since World War II. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.

GRAHAM, H. D. e DIAMOND, N. The rise of American research universities: elites and challengers in the postwar era. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

HABERMAS, J. The theory of communicative action, volume 1: Reason and the rationalization of society. Tradução de Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, [1981] 1985.

HARGENS, K. V. e KELLY-WILSON, L. Determinants of disciplinary discontent. Social forces 71(3): 603-627, 1994.

HOLLINGER, D. A. Introduction. In Idem (org.). The humanities and the dynamics of inclusion since World War II. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.

JENKS, C. e RIESMAN, D. The academic revolution. Nova York: Doubleday, 1968.

KUHN, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, [1962] 2012.

KUKLICK, B. A history of philosophy in America, 1720-2000. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LAMONT, M. How to become a dominant French philosopher: the case of Jacques Derrida. American journal of sociology, vol. 93, no. 3, pp. 584-622, 1987.

LYOTARD, J.- F. La condition postmoderne: rapport sur le savoir. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

NOZICK. R. Anarchy, state and utopia. Nova York: Basic Books, 1974.

PUTNAM, H. After empiricism. In RAJCHMAN, J. e WEST, C. Post-analytic philosophy. Nova York: Columbia University Press, 1985.

QUINE, W. V. O. Two dogmas of empiricism. Philosophical review 60, pp. 20-43, 1951.

RAJCHMAN, J. e WEST, C. Post-analytic philosophy. Nova York: Columbia University Press, 1985.

RAWLS, J. A theory of justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.

RINGER, F. The decline of the German mandarins: the German academic community, 1890-1933. Hanover, New Hampshire: University Press of New England, [1968] 1990.

RORTY, R. Metaphilosophical difficulties of linguistic philosophy. In The linguistic turn. Rorty, R. (ed.). Chicago: The University of Chicago Press, 1967.

RORTY, R. Philosophy and the mirror of nature. Nova Jersey: Princeton University Press, 1979.

RORTY, R. Consequences of pragmatism: essays 1972-1980. Minneapolis: Minnesota University Press, 1982.

SCHORSKE, C. E. The new rigorism in the human sciences, 1940-1960. Daedalus, vol. 126, no. 1. American academic culture in transformation: fifty years, four disciplines, pp. 289-309, 1997.

SELLARS, W. Empiricism and the philosophy of mind. Cambridge: Harvard University Press, [1956] 1997.

TOLEDO, J. E. C. de. Richard Rorty e a emergência da filosofia analítica: transformações institucionais e mudança intelectual na filosofia profissional norte-americana contemporânea. Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2015.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Tradução de G. E. M. Anscombe. Londres: Macmillian Co, 1969.

Publicado

2018-06-19

Cómo citar

JÚNIOR, Joaquim Elói Cirne de Toledo. Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos: transformações institucionais e crise disciplinar, 1970-1980. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 377–397, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.787. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/787. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos